A educação de Jovens e Adultos (EJA) objetiva oportunizar o retorno para a sala de aula de jovens e adultos que não puderam ou não tiveram oportunidade de concluir seus estudos no tempo regular, possibilitando assim a continuidade da formação escolar. Em sala de aula é frequente a explicação de determinado assunto, para posteriormente aplicar os conceitos em exemplos da vida cotidiana. Através do uso de filmes, pode-se justamente fazer o caminho contrário, a partir de uma problematização trazida pelo filme os alunos sentirão a necessidade de aprender conhecimentos científicos para melhor compreender as situações que foram vistas e que estão relacionadas ao seu cotidiano. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficácia da utilização de filmes didáticos no ensino de biologia da EJA do sistema prisional de Cajazeiras-PB. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos questionários e das discussões em sala. Os resultados mostram que a aula de biologia pode extrapolar a mera abordagem de conhecimentos biológicos e propiciar reflexões acerca de assuntos éticos, sociais, ambientais, econômicos, dentre outros. Contribuindo assim para a formação cidadã dos sujeitos do conhecimento.