Este artigo apresenta uma revisão de literatura presente nos resultados da dissertação de mestrado (VASCONCELLOS, 2010) cujo objetivo foi observar os processos de escolarização entre alunos e alunas de uma classe de repetentes. Utilizou-se a abordagem etnográfica de pesquisa com o intuito de observar os participantes como sujeitos ativos, conhecedores de suas experiências e práticas e, capazes de fazer sentido dessas interações (ERICKSON 1988, MATTOS, 1992). A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: observação participante, entrevistas, análise documental e análise indutiva, de onde emergiram macro e micro categorias que atreladas à revisão de literatura conduziram relevantes discussões sobre a classe de repetentes. Dentre tais discussões emergiu a temática da violência escolar no contexto de uma escola pública do Rio de Janeiro, na qual constituiu o foco neste artigo que priorizou a revisão de literatura deste fenômeno que vem se adentrado ao ambiente da escola. Portanto, neste artigo se apresenta os conceitos de violência e violência escolar, para em seguida esclarecer o entrecruzamento dos dois conceitos e suas implicações. As reflexões apresentadas neste texto tem o intuito de contribuir para discussões sobre a violência escolar, visando o entendimento maior sobre os fatores que contribuem para a repetência e consequentemente para o fracasso escolar de alunos e alunos no âmbito da escola.