O artigo tem como objetivo analisar o processo educacional e as relações étnicas raciais de acordo com a lei de nº.10.639, aprovada em 09 de Janeiro de 2003. Lei esta reivindicada pelo Movimento Negro ao longo de todo século XX que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, que veio acrescentar um novo sentido no currículo da Educação Básica, ressaltando progressos na estabilização de direitos políticos e civis e o reconhecimento da diversidade étnico-racial. Como base teórica nos detemos às análises no livro produzido por professores da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, “Diversidades étnico-raciais e interdisciplinaridade: diálogos com as leis 10.639 e 11.645”. Focando apenas nas relações étnico raciais, como também utilizamos o artigo “Relações Éticos-Raciais, educação e descolonização dos currículos” de Gomes (2012). Escolhemos como lócus da pesquisa a Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, localizada no Cariri Ocidental Paraibano, no município de Sumé com uma população de 16.060, sede do Centro de Desenvolvimento Sustentável–CDSA/UFCG.Como instrumentos de pesquisa utilizamos entrevista semiestruturada (com um professor de História e um de Sociologia) e questionários (aplicados com alunos do ensino médio), com o intuito de uma abordagem qualitativa e quantitativa, como também a análise dos livros didáticos de História. Análise esta que teve como pretensão desenvolver uma pesquisa devidamente completa, onde o mesmo deve ter toda a base da história dos primórdios, assim buscamos nos sumários temas relacionados com a história dos negros, para de fato termos respostas se a lei está sendo cumprida nessa escola