POESIA EM SALA DE AULA: A ARTE DE UM ENSINO LITERÁRIO REFLEXIVO E PRAZEROSO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16730 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "POESIA EM SALA DE AULA: A ARTE DE UM ENSINO LITERÁRIO REFLEXIVO E PRAZEROSO" "resumo" => """ Nos dias atuais, assim como em tempos remotos, persiste a prática de um ensino literário altamente mecanicista. Em decorrência desse modelo de ensino pautado em raízes superficiais, as aulas de literatura limitam-se,\r\n essencialmente, na conceituação e breve apresentação das escolas literárias, bem como datas e abordagens históricas pouco reflexivas. Uma vez que, deveria haver um espaço nas aulas de literatura dedicado ao fazer literário por meio da poesia, momento em que o profissional docente mostrasse para aos seus alunos a essência literária através dessa manifestação artística e tão carregada de sentimentos íntimos, que é a arte de fazer, ler ou ouvir a poesia, possibilitando-os a sensibilidade de expor seus sentimentos mais íntimos, capacitando-os ainda de realizarem correlações dos temas expostos nas poesias estudadas com seus cotidianos. Para tanto, busca-se com esse trabalho, por meio de ideias de autores que trazem reflexões acerca do ensino da poesia em sala de aula, retratar a importância dessa prática e sua melhor forma de exposição, de modo que os alunos sejam convidados a adentrarem-se no mundo poético. Uma vez que a poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. Sabendo que, o convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção de poemas próprios, ajudando ainda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumentando a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquecendo a sensibilidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POESIA, SALA DE AULA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID654_01092015122904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FIALHO VITORINO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafvitorino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16730 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1179 "inscrito_id" => 654 "titulo" => "POESIA EM SALA DE AULA: A ARTE DE UM ENSINO LITERÁRIO REFLEXIVO E PRAZEROSO" "resumo" => """ Nos dias atuais, assim como em tempos remotos, persiste a prática de um ensino literário altamente mecanicista. Em decorrência desse modelo de ensino pautado em raízes superficiais, as aulas de literatura limitam-se,\r\n essencialmente, na conceituação e breve apresentação das escolas literárias, bem como datas e abordagens históricas pouco reflexivas. Uma vez que, deveria haver um espaço nas aulas de literatura dedicado ao fazer literário por meio da poesia, momento em que o profissional docente mostrasse para aos seus alunos a essência literária através dessa manifestação artística e tão carregada de sentimentos íntimos, que é a arte de fazer, ler ou ouvir a poesia, possibilitando-os a sensibilidade de expor seus sentimentos mais íntimos, capacitando-os ainda de realizarem correlações dos temas expostos nas poesias estudadas com seus cotidianos. Para tanto, busca-se com esse trabalho, por meio de ideias de autores que trazem reflexões acerca do ensino da poesia em sala de aula, retratar a importância dessa prática e sua melhor forma de exposição, de modo que os alunos sejam convidados a adentrarem-se no mundo poético. Uma vez que a poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. Sabendo que, o convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção de poemas próprios, ajudando ainda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumentando a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquecendo a sensibilidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "POESIA, SALA DE AULA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID654_01092015122904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA FIALHO VITORINO" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "deborafvitorino@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }