Nos dias atuais, assim como em tempos remotos, persiste a prática de um ensino literário altamente mecanicista. Em decorrência desse modelo de ensino pautado em raízes superficiais, as aulas de literatura limitam-se,
essencialmente, na conceituação e breve apresentação das escolas literárias, bem como datas e abordagens históricas pouco reflexivas. Uma vez que, deveria haver um espaço nas aulas de literatura dedicado ao fazer literário por meio da poesia, momento em que o profissional docente mostrasse para aos seus alunos a essência literária através dessa manifestação artística e tão carregada de sentimentos íntimos, que é a arte de fazer, ler ou ouvir a poesia, possibilitando-os a sensibilidade de expor seus sentimentos mais íntimos, capacitando-os ainda de realizarem correlações dos temas expostos nas poesias estudadas com seus cotidianos. Para tanto, busca-se com esse trabalho, por meio de ideias de autores que trazem reflexões acerca do ensino da poesia em sala de aula, retratar a importância dessa prática e sua melhor forma de exposição, de modo que os alunos sejam convidados a adentrarem-se no mundo poético. Uma vez que a poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. Sabendo que, o convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção de poemas próprios, ajudando ainda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumentando a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquecendo a sensibilidade.