A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: AÇÕES DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO PROLICEN
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15253 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2295 "inscrito_id" => 6578 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: AÇÕES DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO PROLICEN" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados de ações realizadas no âmbito do Programa de Licenciaturas- Prolicen/2015, intitulado Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem como objetivo revelar os desafios de uma escola pública para a integração do uso das tecnologias em aulas de Matemática do Ensino Médio. O projeto ocorreu em uma Escola pública da cidade de Guarabira no Estado da Paraíba e foi desenvolvido a partir da aproximação da equipe do projeto com a realidade escolar e a elaboração de um diagnóstico considerando dados gerais da escola, dos alunos e dos professores e da inserção das tecnologias nas aulas de Matemática. A pesquisa refere-se a um estudo de caso quanto à coleta de dados e a uma pesquisa exploratória, em virtude dos seus objetivos. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados pela equipe do projeto aos diretores, alunos e professores da escola. De forma geral, podemos afirmar que muitos alunos da escola e até mesmo um dos professores entrevistados nunca vivenciaram aulas no laboratório de informática, nunca utilizaram recursos tecnológicos no estudo da Matemática e nem tão pouco conhecem softwares educativos, embora a Escola possua um laboratório de informática. Refletimos com isso a necessidade de incentivar escolas públicas e seus professores para uma mudança no ensino de Matemática com o uso de tecnologias digitais aplicadas à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID6578_08092015221836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILEIDE ALVES" "autor_email" => "edileidematematica@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15253 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2295 "inscrito_id" => 6578 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS PARA A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS: AÇÕES DE FORMAÇÃO NO CONTEXTO DO PROJETO PROLICEN" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados de ações realizadas no âmbito do Programa de Licenciaturas- Prolicen/2015, intitulado Informática Educativa na Escola: utilização do Geogebra no desenvolvimento de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem como objetivo revelar os desafios de uma escola pública para a integração do uso das tecnologias em aulas de Matemática do Ensino Médio. O projeto ocorreu em uma Escola pública da cidade de Guarabira no Estado da Paraíba e foi desenvolvido a partir da aproximação da equipe do projeto com a realidade escolar e a elaboração de um diagnóstico considerando dados gerais da escola, dos alunos e dos professores e da inserção das tecnologias nas aulas de Matemática. A pesquisa refere-se a um estudo de caso quanto à coleta de dados e a uma pesquisa exploratória, em virtude dos seus objetivos. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados pela equipe do projeto aos diretores, alunos e professores da escola. De forma geral, podemos afirmar que muitos alunos da escola e até mesmo um dos professores entrevistados nunca vivenciaram aulas no laboratório de informática, nunca utilizaram recursos tecnológicos no estudo da Matemática e nem tão pouco conhecem softwares educativos, embora a Escola possua um laboratório de informática. Refletimos com isso a necessidade de incentivar escolas públicas e seus professores para uma mudança no ensino de Matemática com o uso de tecnologias digitais aplicadas à educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, GEOGEBRA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID6578_08092015221836.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "EDILEIDE ALVES" "autor_email" => "edileidematematica@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }