RESUMO
Esse trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade social e política de uma educação que seja pensada para a cultura do homem do campo, percebendo a existência do outro como singularidade, como outros modos de ver e viver. A Educação do Campo nesse trabalho aparece como proposta educacional que valoriza e reconhece a identidade do homem camponês. Essa valorização só será possibilitada através da inserção da proposta da Educação do Campo como assunto de política pública fruto do diálogo entre sociedade civil organizada, movimentos sociais e estado governamental, assim como a implementação de um Currículo Multiculturalista que atenda os anseios e as necessidades do homem do campo, reconhecendo-o em sua particularidade. Para esta análise, recorremos a realização de uma vasta revisão de literatura sobre o papel da educação na formação do sujeito social do Campo. No decorrer de nossa análise podemos perceber que o Currículo escolar é bastante descontextualizado não levando em consideração a realidade do sujeito camponês. As leituras e análises realizadas nos permitiram concluir que o Currículo Multiculturalista se afigura como pressuposto fundamental para a efetivação da proposta de Educação do Campo.