Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAÇANDO PERFIS: PROFESSOR AUTORIDADE E PROFESSOR ALTERIDADE

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O que norteia nossas discussões são as considerações acerca do papel essencial do professor na formação de indivíduos. Enquanto imagem central do processo de Ensino, o docente pode torná-lo uma experiência prazerosa ou torturante, de acordo com seu método de lecionar. Esse, por sua vez, é fruto de uma (não) reflexão acerca da Prática Pedagógica que o embasa. Desse modo, quanto às metodologias, desenvolvemos a seguinte terminologia: Professor Autoridade e Professor Alteridade, com o intuito de traçar perfis metodológicos dos profissionais da Educação. Tendo em vistas a colaboração com as práticas pedagógicas vigentes e os métodos mais diversos de Ensino que existem , buscaremos com o presente artigo, elucidar o seguinte questionamento: O que caracteriza um docente de modo a adequá-lo ao termo Professor Autoridade ou Professor Alteridade? Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica nos postulados sobre a pedagogia e o fazer profissional dos professores. Assim, temos como aporte teórico Freire (2005), Aranha (1996), Pires (2003), Foucault (2007, 2010), entre outros, intentamos com nosso estudo abrir margens à discussões atualizadas sobre o fazer profissional dos docentes, visto que esses são responsáveis pela mediação do processo de formação de conhecimento dos alunos. Dessa forma, buscamos delimitar, com nossas discussões, os perfis percebendo as nuances que os configuram. Assim, observarmos o Professor Autoridade como dono do saber e do espaço escolar, aquele que se põe ante os alunos como transmissor; e o Professor Alteridade como sujeito que preza a interação e a construção dos saberes com seus alunos e não para eles.

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