A inclusão de alunos com deficiência na escola é uma realidade que se apresenta como desafio à sociedade, bem como aos processos educativos, os quais devem proporcioná-los um ensino que desenvolva suas potencialidades, que os faça perceber e sentir-se parte de um todo, tendo respeitadas suas singularidades, características físicas, intelectuais e emocionais. Nesse sentido, o objetivo desse artigo foi analisar a realidade da Educação Especial, a partir da percepção de professores da área de Ciências. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos foram nove professores da área de Ciências de uma escola da rede pública, de Ensino Médio, localizada na cidade de Iguatu - CE. Os professores entrevistados apontaram dados importantes sobre os obstáculos encontrados e as estratégias utilizadas no contexto da inclusão de alunos com deficiência. Os achados dessa investigação permitem constatar que há uma demanda por formação continuada para atuar no campo da educação especial, uma vez que os docentes entrevistados afirmaram não terem vivenciado essa temática em sua formação inicial. Apontaram, ainda, a necessidade de o Estado comprometer-se com a inclusão, pois compete ao poder público oferecer as condições necessárias às escolas para receberem alunos com deficiência, além de capacitar os profissionais da educação para atuar nesse contexto. Os resultados apontam que a inclusão de alunos com deficiência na escola tem sido um assunto amplamente discutido, apresentando-se como uma nova realidade que requer, inicialmente, um projeto que priorize mudanças efetivas nesse campo.