SILVA, Alan De Angeles Guedes Da. O uso do facebook no ensino de biologia. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16599>. Acesso em: 23/12/2024 02:53
A presente pesquisa expressa as relações das tecnologias de informação e comunicação (TICs) com a educação. Foi pensando na ligação entre os conteúdos curriculares de biologia e na importância que as tecnologias têm na vida dos jovens, que surgiu a investigação do Facebook no ensino de biologia. Partindo-se desta problemática, o objetivo deste trabalho foi verificar se a utilização do Facebook no ensino de biologia pode trazer melhores resultados na aprendizagem dos estudantes. A metodologia baseou-se em uma investigação de caráter exploratório. A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José da Silva Coutinho (MJSC), em Esperança-PB, constituiu o campo de estudo, participando vinte e quatro estudantes de uma turma de 2º ano do ensino médio. A pesquisa foi dividida em três etapas, conforme as seguintes: a caracterização do grupo de estudo, a utilização do facebook e a coleta de dados obtida com essa utilização. Os resultados demonstrados foram positivos no que diz respeito ao envolvimento dos educandos. A análise e interpretação dos dados revelaram que o uso do Facebook permite aos alunos desenvolver capacidades de pesquisa, análise, reflexão e avaliação crítica da informação de forma a torná-los membros ativos e participativos no processo de ensino e aprendizagem.