Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA AVALIAÇÃO NO CURRÍCULO DA ESCOLA: UM OLHAR A PARTIR DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES(AS).

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, CURRÍCULO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho de pesquisa intitulado “O lugar da avaliação no currículo da escola: um olhar a partir dos instrumentos utilizados pelos professores” tem como objetivo: Compreender a concepção de avaliação presente no currículo das escolas observadas, onde buscamos identificar nas avaliações dos professores, que concepção de educação os currículos das escolas apresentam; e analisar os instrumentos avaliativos propostos pelas escolas. Para tanto, tomamos como campo empírico duas escolas da rede municipal de ensino localizadas no Agreste Pernambucano. Metodologicamente apresenta-se como uma pesquisa de cunho qualitativo; a coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas realizadas com dois professores, sujeitos de nossa pesquisa. Sendo assim este trabalho buscou se aproximar das particularidades existentes no chão da escola, ao problematizar a temática da avaliação dentro da proposta curricular dessas instituições de ensino. Os resultados evidenciam a necessidade de pensarmos enquanto profissionais da educação, a coerência na escolha dos instrumentos avaliativos, a fim de que estes possam favorecer o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o movimento constante entre as instâncias da Avaliação e do Currículo no espaço escolar.

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