As unidades de Ensino Potencialmente Significativas tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem o intuito de promover um ensino com base na aprendizagem significativa. Elas são constituídas por etapas, que, nas sequências em que são propostas, tem o objetivo de gerar uma aprendizagem significativa, partindo das premissas de que não há ensino sem aprendizagem, logo o ensino é o meio e a aprendizagem é o fim. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma UEPS para o conteúdo de gases com ênfase na perspectiva CTSA. O público alvo da pesquisa foram 33 (trinta e três) estudantes do 2°ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Massaranduba- PB que fica situada no interior da Paraíba.Trata-se de uma pesquisa ação de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionários contendo questões de múltipla escolha e abertas. Os dados coletados foram representados em gráficos, categorizados em tabelas e interpretados á luz do referencial teórico. Os resultados revelam que a UEPS foi bem aceita pelos alunos provocando estímulo e interesse nas aulas ministradas, bem como contribuiu para promover uma aprendizagem significativa.