Esse artigo apresenta conclusões relativas à dissertação de mestrado realizada na área de Educação e Religião, junto ao PPGCR/UFPB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliográfica, com abordagem qualitativa. Buscamos investigar as contribuições do modelo de formação continuada presencial de professores de Ensino Religioso (ER), desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e identificar quais as contribuições para esse docente ensinar o tema Função e Valores da Tradição Religiosa. Nosso objetivo foi investigar como é compreendido e trabalhado por esses profissionais de ER esse tema considerando o que foi desenvolvido através da aplicação de entrevista gravada com grupo de dez professores de ER integrantes da Formação Continuada. Foi possível perceber na análise da coleta dos primeiros dados do estudo como acontece a compreensão e o ensinamento do tema na perspectiva da pluralidade do fenômeno religioso a partir da análise das descrições, concepções e contribuições entre as relações das compreensões dos elementos que perpassam o tema, as práticas didáticas/pedagógicas e os recursos didáticos utilizados pelos professores para ensinar o assunto.