O presente trabalho estuda a realidade vivenciada pelos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Açailândia e suas possibilidades de atuação profissional, abordando o principal objetivo destas, que é a ampliação da qualidade de vida desses jovens e o incentivo da continuação profissional na propriedade familiar através da Pedagogia da Alternância; procura analisar se as políticas públicas destinadas à Educação do Campo e à proposta metodológica têm contribuído para os vários direcionamentos/condicionamentos no pós CFR, como, para o desenvolvimento da vida sócio profissional destes jovens. Objetiva ainda identificar os fatores condicionantes e limitantes do desenvolvimento profissional da juventude oriunda da CFR de Açailândia, da influência profissional sofrida e da relação com a propriedade familiar por meio de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de referência qualitativa e quantitativa realizada junto aos jovens em questão, juntamente com a dificuldade e instabilidade financeira de suas famílias fica inviabilizada a concretização de seus projetos, com isso, os mesmos procuram o trabalho assalariado, muitas vezes longe do meio rural.