O presente trabalho que está sendo realizado em uma Escola Estadual, localizada na zona norte de Natal-RN, teve por objetivo verificar os enfrentamentos das dificuldade dos processos de ensino-aprendizagem na instituição e para isso tivemos uma inserção no período de 26/03/2015 a 28/05/2015, visando a importância da psicologia nesse contexto, auxiliando na resolução de enfretamentos trazidos nesse ambiente, afastando um olhar fragmentado, considerando o sujeito em seu contexto social, histórico e cultural. Logo observa-se a dinâmica de funcionamento das atividades desenvolvidas em contato com a turma de ensino fundamental I, objetivando através dessas inserções estabelecer um aproveitamento maior de ensino e aprendizagem. Obtivemos nesse convívio várias intervenções tais como: rodas de conversas e atividade lúdicas em que verificou-se problemáticas como: famílias em estado de vulnerabilidade social, falta de estrutura escolar e estigmatização quanto ao ensino público. A psicologia auxilia na resolução de problemas trazidos nesse ambiente tendo em vista as situações mais variadas possíveis, destacando a necessidade de afastar-se de um olhar fragmentado do sujeito, o psicólogo é importância por avaliar os mais variados processos de subjetividade dos indivíduos ao buscar equidade nas mais variadas realidades e tem como finalidade realizar, juntamente com os atores que compõem o cenário pedagógico e da escola, mudanças que gerem a possibilidade de que a escola cumpra seu papel social de possibilitar a todos que por ela passarem a apreensão dos saberes construídos pela instituição e pela sociedade. Até o momento se tem como resultados uma maior frequência dos alunos e a participação familiar.