Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENSIBILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: INCENTIVO À INSERÇÃO DAS MULHERES EM CURSOS DE EXATAS

Palavra-chaves: MULHERES, ENGENHARIA, CIÊNCIAS EXATAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidade e Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16944
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1833
    "inscrito_id" => 5808
    "titulo" => "SENSIBILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: INCENTIVO À INSERÇÃO DAS MULHERES EM CURSOS DE EXATAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto Sensibilidade na engenharia civil, o qual por sua vez tem o objetivo de aproximar as estudantes do ensino médio do sexo feminino da realidade da profissão das engenheiras, desconstruindo todo o clichê imposto pela a sociedade e até pelas próprias mulheres mostrando a engenharia como uma atividade promissora. Os resultados obtidos por meio de questionários indicaram a mesma tendência presente em todo Brasil e também em outros países, as mulheres são minoria quando se fala de interesse pelos cursos de exatas. Entretanto, também neste trabalho foi possível observar que houve interesse das alunas que participaram do projeto em cursar engenharia. Portanto, foi possível afirmar que as ações propostas pelo projeto aproximaram as adolescentes e jovens do sexo feminino de uma realidade vista como ambiente apenas masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHERES, ENGENHARIA, CIÊNCIAS EXATAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID5808_08092015133355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA TAMIRES RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALANA RODRIGUES"
    "autor_email" => "vaniarodrigues_05@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16944
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1833
    "inscrito_id" => 5808
    "titulo" => "SENSIBILIDADE NA ENGENHARIA CIVIL: INCENTIVO À INSERÇÃO DAS MULHERES EM CURSOS DE EXATAS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto Sensibilidade na engenharia civil, o qual por sua vez tem o objetivo de aproximar as estudantes do ensino médio do sexo feminino da realidade da profissão das engenheiras, desconstruindo todo o clichê imposto pela a sociedade e até pelas próprias mulheres mostrando a engenharia como uma atividade promissora. Os resultados obtidos por meio de questionários indicaram a mesma tendência presente em todo Brasil e também em outros países, as mulheres são minoria quando se fala de interesse pelos cursos de exatas. Entretanto, também neste trabalho foi possível observar que houve interesse das alunas que participaram do projeto em cursar engenharia. Portanto, foi possível afirmar que as ações propostas pelo projeto aproximaram as adolescentes e jovens do sexo feminino de uma realidade vista como ambiente apenas masculino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHERES, ENGENHARIA, CIÊNCIAS EXATAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA11_ID5808_08092015133355.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALANA TAMIRES RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALANA RODRIGUES"
    "autor_email" => "vaniarodrigues_05@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados do projeto Sensibilidade na engenharia civil, o qual por sua vez tem o objetivo de aproximar as estudantes do ensino médio do sexo feminino da realidade da profissão das engenheiras, desconstruindo todo o clichê imposto pela a sociedade e até pelas próprias mulheres mostrando a engenharia como uma atividade promissora. Os resultados obtidos por meio de questionários indicaram a mesma tendência presente em todo Brasil e também em outros países, as mulheres são minoria quando se fala de interesse pelos cursos de exatas. Entretanto, também neste trabalho foi possível observar que houve interesse das alunas que participaram do projeto em cursar engenharia. Portanto, foi possível afirmar que as ações propostas pelo projeto aproximaram as adolescentes e jovens do sexo feminino de uma realidade vista como ambiente apenas masculino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.