LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A CERCA DAS PRODUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16259 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 4414 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A CERCA DAS PRODUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca do livro didático de história utilizado no ensino básico no atual cenário brasileiro, usando como base trabalhos acadêmicos que discutem e refletem a atual situação da produção didática e o ensino de História Brasileiro. Partindo desse pressuposto o seguinte artigo faz uma revisão bibliográfica do que se vem produzindo a cerca do ensino de História e do livro didático de História, e que também reflete sobre a importância de um ensino crítico dentro do âmbito escolar, visando um melhor ensino de História para a escola de base perpassando por questões da comercialização do livro didático, e do ensino da cultura Afro-Brasileira e Indígena, considerando dentro do bojo dessas discussões se de fato o ensino que é passado para os alunos sobre questões raciais realmente retratam a realidade das culturas estudadas, mas também se o ensino de História também condiz com a realidade do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO CRÍTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID4414_07092015103820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "rennanolive8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16259 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1504 "inscrito_id" => 4414 "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO E ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES A CERCA DAS PRODUÇÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca do livro didático de história utilizado no ensino básico no atual cenário brasileiro, usando como base trabalhos acadêmicos que discutem e refletem a atual situação da produção didática e o ensino de História Brasileiro. Partindo desse pressuposto o seguinte artigo faz uma revisão bibliográfica do que se vem produzindo a cerca do ensino de História e do livro didático de História, e que também reflete sobre a importância de um ensino crítico dentro do âmbito escolar, visando um melhor ensino de História para a escola de base perpassando por questões da comercialização do livro didático, e do ensino da cultura Afro-Brasileira e Indígena, considerando dentro do bojo dessas discussões se de fato o ensino que é passado para os alunos sobre questões raciais realmente retratam a realidade das culturas estudadas, mas também se o ensino de História também condiz com a realidade do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, ENSINO DE HISTÓRIA, ENSINO CRÍTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID4414_07092015103820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENAN" "autor_email" => "rennanolive8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }