O processo de urbanização atrelado ao desenvolvimento industrial têm ao longo do tempo atentado contra a homeostase dos ecossistemas, refletindo na eclosão de inúmeros problemas ambientais, dentre estes a crise hídrica. Em face a estas problemáticas ambientais, tem sido notável um crescente interesse pela proteção e conservação ambiental, principalmente em função do âmbito escolar. Assim, partindo do pressuposto que, sendo a escola um espaço social e um local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, é importante que a mesma adote em seu exercício escolar condutas ambientalmente corretas, por suas práticas serem entendidas como aquilo que é desejável ter na sociedade, auxiliando assim, na formação de cidadãos responsáveis. O objetivo desse trabalho consistiu em objetivo analisar as concepções de discentes do 6º ano do ensino fundamental e de alunos do 2º ano do ensino médio a respeito do uso da água, promovendo um enfoque transdimensinal no que diz respeito à disponibilidade e manejo dos recursos hídricos, sensibilizando os alunos através da aquisição do conhecimento, visando o desenvolvimento de uma consciência comunitária geral frente às questões ambientais. Os resultados refletiram que ao abordar a educação ambiental, estimula-se não só uma visão ampla de mundo, mas trabalha-se com clareza da finalidade do ato educativo onde o aluno é o principal agente do processo de aprendizagem, participando ativamente, tanto diagnosticando problemas quanto buscando soluções, sendo preparado como agente transformador.