Este artigo discute a formação de professores de química tendo como referência a relação teoria-prática no estágio supervisionado, mediada por projetos, como parte integrante do currículo da formação de professores, foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) Campus Iguatu, no curso de Licenciatura em Química, na disciplina de Estágio Supervisionado III. A problemática foi: os graduandos em Licenciatura em Química encontram no estágio supervisionado uma relação teórico prática? Os estágios supervisionados favorecem a formação do professor pesquisador? O objetivo foi investigar a formação inicial de professores de química, analisando, através dos estagiários as competências e habilidades que podem ser desenvolvida por meio do planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades de ensino, visando dessa forma, proporcionar ao licenciando o desenvolvimento de sua prática pedagógica sob a perspectiva de uma ação investigativa, proporcionando ao acadêmico o desenvolvimento de sua prática pedagógica sob a perspectiva de uma ação investigativa compatível com o ponto de vista contemporâneo sobre ensino/aprendizagem de Química. A metodologia utilizada foi caracterizada como qualitativa mediada pela pesquisa-ação-reflexão, fortalecendo a aprendizagem pedagógica de sala de aula dos estagiários. Considerou-se que a experiência adquirida através do projeto na disciplina de Estágio Supervisionado, tem se configurado como proporcionadores de benefícios para a ação e reflexão do novo profissional da educação, do qual o mesmo se torna capaz de articular saberes teórico nas ações da prática didática dos conteúdos, tão necessária à boa atuação dos futuros professores