Este trabalho teve como foco principal refletir sobre as questões pedagógicas dos libertários no Brasil no início do século XX, período de intensas transformações sociais, políticas e econômicas. A analise foi realizada através de um jornal operário e anarquista, A Plebe, da cidade de São Paulo, existente entre os anos de 1917 a 1935. Este jornal deixou um legado importante para a sociedade, junto ao movimento operário. O objetivo deste trabalho foi resgatar a contribuição do pensamento educacional dos libertários no Brasil. A relevância desta pesquisa consiste na contribuição das propostas pedagógicas postas por anarquistas durante o período considerado. As cópias do jornal a plebe foram analisadas e catalogadas em ordem cronológica. Dentre os diversos temas debatidos nos artigos analisados, destaco: sociedade, igreja, Estado, escola, criança, professor, trabalho manual ao trabalho intelectual, ciência e arte, ensino e prática e outras visões sociais. Através da leitura destes artigos podemos compreender uma época importante para a formação das instituições brasileiras. Tendo como contribuição teórica um olhar divergente daquele apresentado por literaturas especializadas. Concluímos que a proposta educacional dos anarquistas seria através da autogestão, através da solidariedade e harmonia, em prol do bem estar de todos. Uma educação com a participação efetiva dos alunos em todos os eventos sociais, como por exemplo, no movimento operário, a participação destes indivíduos já passaria pela conscientização das questões sociais. Portanto, tal tema ainda é pouco estudado, mas, espera-se que esse trabalho possa contribuir com aqueles que estudam historia da educação no Brasil.