Em pleno século XXI, o Brasil ainda é visto como um país de muitas disparidades e desigualdades sociais. A política de cotas por meio da lei n° 12.711 de 29 de agosto de 2012 busca garantir igualdade de oportunidades educacionais no nível superior, com base em procedimentos jurídico-legais, aos indivíduos discriminados socialmente pela sua cor e /ou pela sua situação econômica. Temos como objetivo desse estudo compreender como se deu a implantação da Lei n° 12. 711/2012 nas Instituições Federais de Ensino Superior na Região Metropolitana do Cariri; E identificar e analisar qual o perfil dos cotistas que ali estudam, para melhor compreender este fenômeno. A justificativa para esse trabalho se dá pelo fato de a pesquisadora buscar compreender como funcionam na prática as políticas públicas voltadas ao público negro, pardos e pobres, em especial a lei de cotas, e quais os resultados que estas representam na vida dos mesmos tendo como delimitação as Instituições Federais de Ensino Superior na RMC, bem como subsidiar futuros trabalhos que tratam sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho descritivo-exploratório. Portanto, com esse estudo buscamos entender melhor a Lei n° 12.711/2012, suas ações, objetivos, usuários (cotistas), e em especial os seus resultados na vida do público negro.