Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TERRÁRIO NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA E NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Palavra-chaves: ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, ECOSSISTEMA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16552
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 849
    "inscrito_id" => 3830
    "titulo" => "O TERRÁRIO NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA E NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => """
      Uma das dificuldades enfrentadas pelos educadores é conseguir horários e condições favoráveis para retirar seus alunos do ambiente escolar no intuito de realizar aulas de campo. Ecologia e Educação Ambiental são temas que se enquadram nesses requisitos de vivenciar o que foi abordado. Nesse sentido, um simples recurso pode ser realizado na própria sala de aula, como é o caso de um terrário, recurso que poderá contribuir como estratégia de sobrepor a dificuldade de alguns professores em realizar experiências fora da sala de aula.\r\n
      O terrário é um recipiente aberto ou fechado, de vidro ou de algum material transparente no qual possibilita não só uma visão exterior, mas também uma visão interior do recipiente, com o objetivo nesse caso de reproduzir a imagem, condições ambientais e desenvoltura de um determinado tipo de ecossistema. A partir do terrário pode-se reproduzir um ecossistema em miniatura através da observação, registro e experimentação, o qual possibilitar aos estudantes criar uma série de hipóteses sobre o que está sendo visto. O terrário poderá agregar tanto espécies animais como vegetais, permitindo discutir a importância de cada um na natureza.  O trabalho desenvolvido teve como seu principal objetivo, mostrar a importância de se trabalhar com o terrário como ferramenta no ensino da Ecologia tendo em vista a versatilidade que ele proporciona em agregar diversos assuntos de interesse não só da Biologia, como de outras Ciências afins, o que é indispensável, destacando outros tipos de aprendizagem. Representa um ótimo recurso onde em apenas um recipiente, se pode mostrar a vida e o desenvolvimento natural de algumas espécies. Outro ponto importante, com a montagem do terrário, é poder abordar um tema bastante importante diante da crescente situação dos desastres ecológicos e principalmente quando são relacionados à atividade humana, a Educação Ambiental. Neste caso, mostrado aos estudantes que aquele ambiente, o terrário, que eles criaram consegue viver em equilíbrio sem a interferência humana, constituindo-se numa forma de desenvolvimento sustentável.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, ECOSSISTEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3830_17082015153853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICKSON WILLIAM DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICKSON LIMA"
    "autor_email" => "ricksonwlima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16552
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 849
    "inscrito_id" => 3830
    "titulo" => "O TERRÁRIO NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA E NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "resumo" => """
      Uma das dificuldades enfrentadas pelos educadores é conseguir horários e condições favoráveis para retirar seus alunos do ambiente escolar no intuito de realizar aulas de campo. Ecologia e Educação Ambiental são temas que se enquadram nesses requisitos de vivenciar o que foi abordado. Nesse sentido, um simples recurso pode ser realizado na própria sala de aula, como é o caso de um terrário, recurso que poderá contribuir como estratégia de sobrepor a dificuldade de alguns professores em realizar experiências fora da sala de aula.\r\n
      O terrário é um recipiente aberto ou fechado, de vidro ou de algum material transparente no qual possibilita não só uma visão exterior, mas também uma visão interior do recipiente, com o objetivo nesse caso de reproduzir a imagem, condições ambientais e desenvoltura de um determinado tipo de ecossistema. A partir do terrário pode-se reproduzir um ecossistema em miniatura através da observação, registro e experimentação, o qual possibilitar aos estudantes criar uma série de hipóteses sobre o que está sendo visto. O terrário poderá agregar tanto espécies animais como vegetais, permitindo discutir a importância de cada um na natureza.  O trabalho desenvolvido teve como seu principal objetivo, mostrar a importância de se trabalhar com o terrário como ferramenta no ensino da Ecologia tendo em vista a versatilidade que ele proporciona em agregar diversos assuntos de interesse não só da Biologia, como de outras Ciências afins, o que é indispensável, destacando outros tipos de aprendizagem. Representa um ótimo recurso onde em apenas um recipiente, se pode mostrar a vida e o desenvolvimento natural de algumas espécies. Outro ponto importante, com a montagem do terrário, é poder abordar um tema bastante importante diante da crescente situação dos desastres ecológicos e principalmente quando são relacionados à atividade humana, a Educação Ambiental. Neste caso, mostrado aos estudantes que aquele ambiente, o terrário, que eles criaram consegue viver em equilíbrio sem a interferência humana, constituindo-se numa forma de desenvolvimento sustentável.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ECOLOGIA, EDUCAÇÃO, ECOSSISTEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3830_17082015153853.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICKSON WILLIAM DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICKSON LIMA"
    "autor_email" => "ricksonwlima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Uma das dificuldades enfrentadas pelos educadores é conseguir horários e condições favoráveis para retirar seus alunos do ambiente escolar no intuito de realizar aulas de campo. Ecologia e Educação Ambiental são temas que se enquadram nesses requisitos de vivenciar o que foi abordado. Nesse sentido, um simples recurso pode ser realizado na própria sala de aula, como é o caso de um terrário, recurso que poderá contribuir como estratégia de sobrepor a dificuldade de alguns professores em realizar experiências fora da sala de aula. O terrário é um recipiente aberto ou fechado, de vidro ou de algum material transparente no qual possibilita não só uma visão exterior, mas também uma visão interior do recipiente, com o objetivo nesse caso de reproduzir a imagem, condições ambientais e desenvoltura de um determinado tipo de ecossistema. A partir do terrário pode-se reproduzir um ecossistema em miniatura através da observação, registro e experimentação, o qual possibilitar aos estudantes criar uma série de hipóteses sobre o que está sendo visto. O terrário poderá agregar tanto espécies animais como vegetais, permitindo discutir a importância de cada um na natureza. O trabalho desenvolvido teve como seu principal objetivo, mostrar a importância de se trabalhar com o terrário como ferramenta no ensino da Ecologia tendo em vista a versatilidade que ele proporciona em agregar diversos assuntos de interesse não só da Biologia, como de outras Ciências afins, o que é indispensável, destacando outros tipos de aprendizagem. Representa um ótimo recurso onde em apenas um recipiente, se pode mostrar a vida e o desenvolvimento natural de algumas espécies. Outro ponto importante, com a montagem do terrário, é poder abordar um tema bastante importante diante da crescente situação dos desastres ecológicos e principalmente quando são relacionados à atividade humana, a Educação Ambiental. Neste caso, mostrado aos estudantes que aquele ambiente, o terrário, que eles criaram consegue viver em equilíbrio sem a interferência humana, constituindo-se numa forma de desenvolvimento sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.