O TERRÁRIO NO APRENDIZADO DE ECOLOGIA E NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
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Nesse sentido, um simples recurso pode ser realizado na própria sala de aula, como é o caso de um terrário, recurso que poderá contribuir como estratégia de sobrepor a dificuldade de alguns professores em realizar experiências fora da sala de aula.\r\n O terrário é um recipiente aberto ou fechado, de vidro ou de algum material transparente no qual possibilita não só uma visão exterior, mas também uma visão interior do recipiente, com o objetivo nesse caso de reproduzir a imagem, condições ambientais e desenvoltura de um determinado tipo de ecossistema. A partir do terrário pode-se reproduzir um ecossistema em miniatura através da observação, registro e experimentação, o qual possibilitar aos estudantes criar uma série de hipóteses sobre o que está sendo visto. O terrário poderá agregar tanto espécies animais como vegetais, permitindo discutir a importância de cada um na natureza. O trabalho desenvolvido teve como seu principal objetivo, mostrar a importância de se trabalhar com o terrário como ferramenta no ensino da Ecologia tendo em vista a versatilidade que ele proporciona em agregar diversos assuntos de interesse não só da Biologia, como de outras Ciências afins, o que é indispensável, destacando outros tipos de aprendizagem. Representa um ótimo recurso onde em apenas um recipiente, se pode mostrar a vida e o desenvolvimento natural de algumas espécies. Outro ponto importante, com a montagem do terrário, é poder abordar um tema bastante importante diante da crescente situação dos desastres ecológicos e principalmente quando são relacionados à atividade humana, a Educação Ambiental. Neste caso, mostrado aos estudantes que aquele ambiente, o terrário, que eles criaram consegue viver em equilíbrio sem a interferência humana, constituindo-se numa forma de desenvolvimento sustentável. 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