Este trabalho fez parte das atividades de estágio curricular supervisionado de formação de professores em Pedagogia da UFRN. Apresenta as ações desenvolvidas no projeto de formação de professores na educação infantil, que foi realizado com um grupo de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Ilka Soares da Silva, no município de Natal/RN. O objetivo geral foi voltado para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de intervenção de análise do espaço escolar partindo do que foi teorizado no espaço de formação acadêmica, tendo em vista a unidade teoria e prática na formação do educador. A turma era formada por 14 alunos, de faixa etária entre 3 e 4 anos, sendo composta por 8 meninos e 6 meninas. Foram realizados dez encontros, para a promoção das ações educativas e de intervenção na aprendizagem e análise da prática pedagógica no estágio supervisionado, no período de 2015.1. A vivência neste estágio supervisionado na educação infantil possibilitou a elaboração de um planejamento voltado para o desenvolvimento integral da criança a fim de construir seus próprios conhecimentos. Partimos do pressuposto de que o educador deve ser um pesquisador de suas próprias ações, com isso foi viabilizado um planejamento pedagógico proporcionando as crianças situações de aprendizagens significativas, no qual o professor teve um papel de mediador, que observa o desenvolvimento dos alunos para agir e/ou reagir conforme a realidade do conhecimento teórico-prático na unidade escolar.