Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN.

Palavra-chaves: ESCOLA, FAMÍLIA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16491
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 1368
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN."
    "resumo" => "Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola.  Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID1368_03082015174822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CAROLINA REGO PINTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA PINTO"
    "autor_email" => "renata.carolina@live.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16491
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 1368
    "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN."
    "resumo" => "Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola.  Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID1368_03082015174822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA CAROLINA REGO PINTO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA PINTO"
    "autor_email" => "renata.carolina@live.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola. Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.