Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola. Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança.