O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16491 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1368 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN." "resumo" => "Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola. Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID1368_03082015174822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CAROLINA REGO PINTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA PINTO" "autor_email" => "renata.carolina@live.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16491 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 341 "inscrito_id" => 1368 "titulo" => "O PAPEL DA ESCOLA E A IMPORTÂNCIA DO SUPORTE FAMILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA NA E.E. JOSÉ GUEDES DO RÊGO, EM PAU DOS FERROS-RN." "resumo" => "Tal trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um estágio básico obrigatório da disciplina de Estágio Básico IV – Processos Educacionais que foi realizado no período de 15 de Abril à 27 de Maio do corrente ano na Escola Estadual José Guedes do Rego localizada na cidade de Pau dos Ferros-RN. O mesmo tem por objetivo descrever a experiência realizada e perceber a importância que tem o desenvolvimento do papel da escola e do suporte familiar para o processo ensino-aprendizagem. Desse modo, para se alcançar determinado objetivo, o presente trabalho teve como público-alvo os alunos do 5 ano “B” do turno vespertino da referida escola. Não obstante, o trabalho se justifica pela relevância que se tem em compreender melhor como se dá os processos educacionais dentro das salas de aulas de ensino fundamental I das escolas de rede pública brasileira, identificando possíveis entraves no processo de ensino/aprendizagem, e a partir deles, buscando possíveis soluções. Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada em observações sistemáticas e entrevistas estruturadas realizadas com a professora e com o responsável pelo aluno escolhido. Com base nas evidências observadas e nas entrevistas realizadas, percebeu-se uma falta de suporte familiar e déficits no papel da escola influenciando diretamente no processo de ensino-aprendizagem da criança. Portanto, conclui-se que, no caso em estudo, seria fundamental que houvesse um diálogo constante e um consenso entre a escola e os familiares da criança de maneira a reconhecer as fragilidades e as potencialidades relacionadas ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da referida criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "ESCOLA, FAMÍLIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID1368_03082015174822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA CAROLINA REGO PINTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RENATA PINTO" "autor_email" => "renata.carolina@live.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }