Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA, PROFESSOR, PROCESSOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15894
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 6006
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "A referente pesquisa visa analisar o modo como professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB utilizam as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O interesse pelo referido tema procede do conhecimento acerca da responsabilidade da escola de aproximar a criança dos elementos presentes na sua realidade. Para a execução desse estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva, a qual permite descrever e analisar o objeto de estudo nos aspectos qualitativo e quantitativo. Também buscou-se a contribuição de estudiosos  para nortear a fundamentação teórica e aplicou-se questionários junto a cinco professoras que atuam na pré-escola, como forma de identificar as características das docentes envolvidas na pesquisa, assim como abordar questões relacionadas ao uso das TIC na sala de aula. Desse modo, é possível afirmar que a utilização das TIC na educação infantil constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Diante da relevância do uso das TIC para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA, PROFESSOR, PROCESSOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID6006_13082015220705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSILENE GOMES FLÔR"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE GOMES"
    "autor_email" => "roflor08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15894
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 556
    "inscrito_id" => 6006
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "A referente pesquisa visa analisar o modo como professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB utilizam as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O interesse pelo referido tema procede do conhecimento acerca da responsabilidade da escola de aproximar a criança dos elementos presentes na sua realidade. Para a execução desse estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva, a qual permite descrever e analisar o objeto de estudo nos aspectos qualitativo e quantitativo. Também buscou-se a contribuição de estudiosos  para nortear a fundamentação teórica e aplicou-se questionários junto a cinco professoras que atuam na pré-escola, como forma de identificar as características das docentes envolvidas na pesquisa, assim como abordar questões relacionadas ao uso das TIC na sala de aula. Desse modo, é possível afirmar que a utilização das TIC na educação infantil constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Diante da relevância do uso das TIC para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TECNOLOGIA, PROFESSOR, PROCESSOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID6006_13082015220705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ROSILENE GOMES FLÔR"
    "autor_nome_curto" => "ROSILENE GOMES"
    "autor_email" => "roflor08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A referente pesquisa visa analisar o modo como professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB utilizam as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O interesse pelo referido tema procede do conhecimento acerca da responsabilidade da escola de aproximar a criança dos elementos presentes na sua realidade. Para a execução desse estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva, a qual permite descrever e analisar o objeto de estudo nos aspectos qualitativo e quantitativo. Também buscou-se a contribuição de estudiosos para nortear a fundamentação teórica e aplicou-se questionários junto a cinco professoras que atuam na pré-escola, como forma de identificar as características das docentes envolvidas na pesquisa, assim como abordar questões relacionadas ao uso das TIC na sala de aula. Desse modo, é possível afirmar que a utilização das TIC na educação infantil constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Diante da relevância do uso das TIC para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.