Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico e de campo, em que se apresentam as tendências behavioristas e construtivistas e suas implicações na educação, a partir de um estudo de caso de um projeto desenvolvido em duas escolas públicas de dois municípios distintos, em diferentes perspectivas metodológicas. O texto faz inicialmente uma abordagem conceitual do behaviorismo e do socioconstrutivismo, situado no contexto educativo e suas influências e consequências nas práticas de ensino. Nesse sentido, a abordagem teve como foco principalmente o behaviorismo e as consequências dessa teoria aplicada à educação. Nos estudos feitos sobre o socioconstrutivismo, foram considerados a aplicação dessa teoria no contexto educativo. As duas abordagens foram discutidas a partir de um contexto real de práticas pedagógicas de sala de aula. Através desse estudo podemos perceber o quanto as escolhas metodológicas que fazemos nas práticas docentes, especialmente quando se trata do ensino de crianças, são influenciadas por tendências psicológicas e o quanto essas tendências aplicadas à sala de aula podem ter consequências para o desenvolvimento humano, positivo ou negativamente. Uma mesma proposta pode ter diferentes percursos formativos, o que depende da abordagem feita. Isso mostra a necessidade de conhecermos as teorias que ancoram as ações pedagógicas e suas implicações, para uma prática docente consciente e eficiente.