Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE ARAPIRACA- AL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16392
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 5836
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE ARAPIRACA- AL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação do Ensino de Estatística nas Escolas Básica da cidade de Arapiraca e região. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 26 discentes da Especialização em Educação Matemática da Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) no ano de 2015, sendo aplicado um questionário estruturado de 16 questões para verificar: informações pessoais, a formação acadêmica e o ensino de Estatística. Por meio das análises dos questionários tem-se que: 20 são professores de Matemática, a grande maioria (75%) é professor da rede pública de ensino; metade tem carga horária acima de 30 horas; 80% utilizam apenas o livro didático e 85% sentem a necessidade de participar de oficinas e/ou cursos relacionados à didática de Estatística e Probabilidade. Com relação à disciplina de Estatística e Probabilidade todos os entrevistados tiveram abordagem na graduação e que 88% afirmaram ter gostado de cursar a disciplina. No entanto, nenhum dos entrevistados realizou curso de aperfeiçoamento na área de Estatística. Ressalta-se a importância de que na formação do professor de matemática ocorra um maior contato deste com a educação estatística, conscientizando-o da relevância destes conteúdos na formação de seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5836_08092015181942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINNÃ THATISUANE OLIVEIRA SENA"
    "autor_nome_curto" => "THAINNÃ SENA"
    "autor_email" => "thainna_sena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16392
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2031
    "inscrito_id" => 5836
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE ARAPIRACA- AL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação do Ensino de Estatística nas Escolas Básica da cidade de Arapiraca e região. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 26 discentes da Especialização em Educação Matemática da Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) no ano de 2015, sendo aplicado um questionário estruturado de 16 questões para verificar: informações pessoais, a formação acadêmica e o ensino de Estatística. Por meio das análises dos questionários tem-se que: 20 são professores de Matemática, a grande maioria (75%) é professor da rede pública de ensino; metade tem carga horária acima de 30 horas; 80% utilizam apenas o livro didático e 85% sentem a necessidade de participar de oficinas e/ou cursos relacionados à didática de Estatística e Probabilidade. Com relação à disciplina de Estatística e Probabilidade todos os entrevistados tiveram abordagem na graduação e que 88% afirmaram ter gostado de cursar a disciplina. No entanto, nenhum dos entrevistados realizou curso de aperfeiçoamento na área de Estatística. Ressalta-se a importância de que na formação do professor de matemática ocorra um maior contato deste com a educação estatística, conscientizando-o da relevância destes conteúdos na formação de seus alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA DE ESTATÍSTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5836_08092015181942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAINNÃ THATISUANE OLIVEIRA SENA"
    "autor_nome_curto" => "THAINNÃ SENA"
    "autor_email" => "thainna_sena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação do Ensino de Estatística nas Escolas Básica da cidade de Arapiraca e região. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 26 discentes da Especialização em Educação Matemática da Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA) no ano de 2015, sendo aplicado um questionário estruturado de 16 questões para verificar: informações pessoais, a formação acadêmica e o ensino de Estatística. Por meio das análises dos questionários tem-se que: 20 são professores de Matemática, a grande maioria (75%) é professor da rede pública de ensino; metade tem carga horária acima de 30 horas; 80% utilizam apenas o livro didático e 85% sentem a necessidade de participar de oficinas e/ou cursos relacionados à didática de Estatística e Probabilidade. Com relação à disciplina de Estatística e Probabilidade todos os entrevistados tiveram abordagem na graduação e que 88% afirmaram ter gostado de cursar a disciplina. No entanto, nenhum dos entrevistados realizou curso de aperfeiçoamento na área de Estatística. Ressalta-se a importância de que na formação do professor de matemática ocorra um maior contato deste com a educação estatística, conscientizando-o da relevância destes conteúdos na formação de seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.