EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO:PROJETO AMBIENTE LIMPO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15823 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 7501 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO:PROJETO AMBIENTE LIMPO" "resumo" => """ O presente trabalho faz parte de um dos eixos da pesquisa em andamento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto interdisciplinar Geografia, Letras-Português/Libras e Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Aborda os resultados, impressões e reflexões relacionadas ao sub-projeto intitulado “Ambiente Limpo: Eu gosto, Você gosta, Nós gostamos”, desenvolvido em uma Escola da rede Estadual da cidade de Maceió-AL, com as turmas de 6° ao 9° ano dos turnos manhã e tarde.\r\n Diante do frequente comportamento divergente das orientações aplicadas na escola, sobre o destino apropriado para os descartes, e o acúmulo de lixo no chão das salas de aula e corredores, foram corporificadas ações para a realização deste trabalho visando práticas de educação ambiental, com objetivo de sensibilizar os alunos sobre suas práticas. \r\n Traremos para esta discussão as perspectivas de Paulo Freire, na qual concebe o ser humano como um ser inacabado e pronto a aprender. É relevante que a escola, enquanto agente transformador dos sujeitos, não apenas se preocupe com o conhecimento intelectual dos alunos, mas também, o conhecimento para a vida cidadã, consciente dos diretos e deveres que possui.\r\n No Brasil a ideia da implantação da Educação ambiental é historicamente recente e surge com o Parecer 226/87, quando se organiza uma proposta mais concreta que diz: “A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável, estimulando interações mais justas entre os seres humanos e os demais seres que habitam o Planeta, para a construção de um presente e um futuro sustentável, sadio e socialmente justo” (BRASIL, 1987, p.02).\r\n Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) tratam a Educação Ambiental como um tema transversal a ser estudado em todas as séries e em todas as disciplinas, visando a promoção da multidisciplinaridade no contexto educacional, referente às questões contemporâneas de relevante interesse social.\r\n Reduzindo mais o ângulo, no Estado de Alagoas os órgãos ativos que determinam o regulamento para o meio ambiente são: o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), porém, embora haja decretos e vigilância, é perceptível nas cidades (vale aqui citar a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas) que não há uma educação ambiental para subsistência e sustentabilidade.\r\n Considerando que a cidade enfrenta problemas de poluição, depredação de patrimônio público, desmatamento, além da visão estreita sobre o conceito de meio ambiente, observando que ainda existe a concepção de que o mesmo se reduz à natureza, plantas e animais. Quando ele é, na verdade, todo o espaço onde o homem vive. \r\n Reduzindo mais o ângulo, no Estado de Alagoas os órgãos ativos que determinam o regulamento para o meio ambiente são: o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), porém, embora haja decretos e vigilância, é perceptível nas cidades (vale aqui citar a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas) que não há uma educação ambiental para subsistência e sustentabilidade. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID7501_08092015212724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DASSAYANNE DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "DASSAYANNE" "autor_email" => "dassayvasconcelos@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15823 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2252 "inscrito_id" => 7501 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO:PROJETO AMBIENTE LIMPO" "resumo" => """ O presente trabalho faz parte de um dos eixos da pesquisa em andamento no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto interdisciplinar Geografia, Letras-Português/Libras e Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Aborda os resultados, impressões e reflexões relacionadas ao sub-projeto intitulado “Ambiente Limpo: Eu gosto, Você gosta, Nós gostamos”, desenvolvido em uma Escola da rede Estadual da cidade de Maceió-AL, com as turmas de 6° ao 9° ano dos turnos manhã e tarde.\r\n Diante do frequente comportamento divergente das orientações aplicadas na escola, sobre o destino apropriado para os descartes, e o acúmulo de lixo no chão das salas de aula e corredores, foram corporificadas ações para a realização deste trabalho visando práticas de educação ambiental, com objetivo de sensibilizar os alunos sobre suas práticas. \r\n Traremos para esta discussão as perspectivas de Paulo Freire, na qual concebe o ser humano como um ser inacabado e pronto a aprender. É relevante que a escola, enquanto agente transformador dos sujeitos, não apenas se preocupe com o conhecimento intelectual dos alunos, mas também, o conhecimento para a vida cidadã, consciente dos diretos e deveres que possui.\r\n No Brasil a ideia da implantação da Educação ambiental é historicamente recente e surge com o Parecer 226/87, quando se organiza uma proposta mais concreta que diz: “A Educação Ambiental avança na construção de uma cidadania responsável, estimulando interações mais justas entre os seres humanos e os demais seres que habitam o Planeta, para a construção de um presente e um futuro sustentável, sadio e socialmente justo” (BRASIL, 1987, p.02).\r\n Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997) tratam a Educação Ambiental como um tema transversal a ser estudado em todas as séries e em todas as disciplinas, visando a promoção da multidisciplinaridade no contexto educacional, referente às questões contemporâneas de relevante interesse social.\r\n Reduzindo mais o ângulo, no Estado de Alagoas os órgãos ativos que determinam o regulamento para o meio ambiente são: o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), porém, embora haja decretos e vigilância, é perceptível nas cidades (vale aqui citar a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas) que não há uma educação ambiental para subsistência e sustentabilidade.\r\n Considerando que a cidade enfrenta problemas de poluição, depredação de patrimônio público, desmatamento, além da visão estreita sobre o conceito de meio ambiente, observando que ainda existe a concepção de que o mesmo se reduz à natureza, plantas e animais. Quando ele é, na verdade, todo o espaço onde o homem vive. \r\n Reduzindo mais o ângulo, no Estado de Alagoas os órgãos ativos que determinam o regulamento para o meio ambiente são: o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), porém, embora haja decretos e vigilância, é perceptível nas cidades (vale aqui citar a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas) que não há uma educação ambiental para subsistência e sustentabilidade. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID7501_08092015212724.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DASSAYANNE DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "DASSAYANNE" "autor_email" => "dassayvasconcelos@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }