Este texto buscou compreender como se davam as ações médicas para estabelecer a biotipologia das crianças brancas e negras que frequentavam as aulas de educação física nos grupos escolares e nas escolas isoladas da cidade no Estado de Pernambuco na década de 1930. Baseamos-nos teoricamente na história Cultural e em estudos relacionados a história da educação no Brasil. Utilizamos como fontes de pesquisa os relatórios da Diretoria da Higiene e da Diretoria técnica de Educação, os boletins de educação e revistas de medicina do período estudado. Percebemos que nas escolas primárias a antropometria foi utilizada com o intuito de estabelecer o biotipo do escolar pernambucano. Nesse processo o fator racial era levado em consideração e a classificação adotada era a de Edgard Roquette-Pinto: leucodermos(brancos), faiodermos(brancos x negros), xantodermos(brancos x indios) e melanodermos(negros). Assim buscava-se fornecer padrões de diferenciação e hierarquização social na escola e consequentemente, na sociedade como um todo.