Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO “COMANDO” E NOTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: NOTAÇÃO CIENTÍFICA, JOGO COMANDO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16209
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1995
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "JOGO “COMANDO” E NOTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a dificuldade que muitos alunos têm em se trabalhar com números que são expressos em notação científica. As barreiras encontradas podem ir desde o aspecto conceitual até o entendimento da importância de se aprender a utilizar essa notação. Neste trabalho, propomos como possível forma de tornar a aprendizagem deste assunto mais fácil e mais consistente, o emprego do jogo matemático “comando”, desenvolvido por Smole et al.(2008) e por nós trabalhado e ampliado dentro de uma sala de aula, com alunos do segundo período do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB. Foi realizada uma simulação do emprego desse jogo com os futuros professores de Matemática, destacando as ideias e observações que foram feitas, o que tornou o jogo “comando” mais enriquecedor. Dessa forma, esperamos proporcionar aos docentes em formação mais uma possibilidade de abordagem do assunto de notação científica. Para os alunos, acreditamos que seja uma forma mais prazerosa de se estudar e aprender matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NOTAÇÃO CIENTÍFICA, JOGO COMANDO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID321_08092015173823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FÁBIO DO NASCIMENTO TORRES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO TORRES"
    "autor_email" => "afabio1985@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16209
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1995
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "JOGO “COMANDO” E NOTAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a dificuldade que muitos alunos têm em se trabalhar com números que são expressos em notação científica. As barreiras encontradas podem ir desde o aspecto conceitual até o entendimento da importância de se aprender a utilizar essa notação. Neste trabalho, propomos como possível forma de tornar a aprendizagem deste assunto mais fácil e mais consistente, o emprego do jogo matemático “comando”, desenvolvido por Smole et al.(2008) e por nós trabalhado e ampliado dentro de uma sala de aula, com alunos do segundo período do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB. Foi realizada uma simulação do emprego desse jogo com os futuros professores de Matemática, destacando as ideias e observações que foram feitas, o que tornou o jogo “comando” mais enriquecedor. Dessa forma, esperamos proporcionar aos docentes em formação mais uma possibilidade de abordagem do assunto de notação científica. Para os alunos, acreditamos que seja uma forma mais prazerosa de se estudar e aprender matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NOTAÇÃO CIENTÍFICA, JOGO COMANDO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID321_08092015173823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO FÁBIO DO NASCIMENTO TORRES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO TORRES"
    "autor_email" => "afabio1985@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho discute a dificuldade que muitos alunos têm em se trabalhar com números que são expressos em notação científica. As barreiras encontradas podem ir desde o aspecto conceitual até o entendimento da importância de se aprender a utilizar essa notação. Neste trabalho, propomos como possível forma de tornar a aprendizagem deste assunto mais fácil e mais consistente, o emprego do jogo matemático “comando”, desenvolvido por Smole et al.(2008) e por nós trabalhado e ampliado dentro de uma sala de aula, com alunos do segundo período do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB. Foi realizada uma simulação do emprego desse jogo com os futuros professores de Matemática, destacando as ideias e observações que foram feitas, o que tornou o jogo “comando” mais enriquecedor. Dessa forma, esperamos proporcionar aos docentes em formação mais uma possibilidade de abordagem do assunto de notação científica. Para os alunos, acreditamos que seja uma forma mais prazerosa de se estudar e aprender matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Maria Clara

    ?????

    21/07/2021 09:10:56

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.