MOSTRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SAÚDE E SEXUALIDADE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16300 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 4421 "titulo" => "MOSTRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SAÚDE E SEXUALIDADE" "resumo" => "O ensino de Biologia é, tradicionalmente efetuado de maneira essencialmente descritiva e restrita ao ambiente formal da sala de aula não instigando o interesse e a habilidade criativa dos alunos. Na Biologia, a temática saúde e sexualidade humana desperta fascínio e curiosidade sobretudo nos adolescentes, porém o que vemos hoje é uma abordagem engessada, repetitiva e presa aos conteúdos programáticos clássicos dos livros didáticos perdendo-se a oportunidade de criar uma discussão produtiva sobre temas transversais relacionados à tal temática tão em voga na sociedade. Visto este panorama, se faz necessário expandir os horizontes do ensino, não o restringindo ao ambiente formal da sala de aula. Dentro desta perspectiva, a produção de feiras de ciências como um modelo de espaço não-formal de educação constitui uma valiosa ferramenta para que os alunos desenvolvam habilidades como a inventividade e o senso crítico, além de construir conhecimento de forma participativa. A utilização de uma mostra de ciências como instrumento para ensino de sexualidade privilegia a relação aluno-aluno, facilitando a ocorrência de diálogos e trocas entre jovens da mesma faixa etária que compartilham os mesmos anseios e dúvidas. No presente trabalho trazemos uma proposta de realização de uma mostra de ciências como estratégia para o ensino de saúde e sexualidade humana para alunos do Ensino Médio e, nossos resultados sugerem que as feiras de ciências constituem uma eficiente ferramenta uma vez que dinamizam o processo de ensino ao estimular habilidades e fomentar o diálogo entre alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, FEIRA DE CIÊNCIAS, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4421_02092015190206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA LOPES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MANOELA CARVALHO" "autor_email" => "mlcbiol@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16300 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1237 "inscrito_id" => 4421 "titulo" => "MOSTRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SAÚDE E SEXUALIDADE" "resumo" => "O ensino de Biologia é, tradicionalmente efetuado de maneira essencialmente descritiva e restrita ao ambiente formal da sala de aula não instigando o interesse e a habilidade criativa dos alunos. Na Biologia, a temática saúde e sexualidade humana desperta fascínio e curiosidade sobretudo nos adolescentes, porém o que vemos hoje é uma abordagem engessada, repetitiva e presa aos conteúdos programáticos clássicos dos livros didáticos perdendo-se a oportunidade de criar uma discussão produtiva sobre temas transversais relacionados à tal temática tão em voga na sociedade. Visto este panorama, se faz necessário expandir os horizontes do ensino, não o restringindo ao ambiente formal da sala de aula. Dentro desta perspectiva, a produção de feiras de ciências como um modelo de espaço não-formal de educação constitui uma valiosa ferramenta para que os alunos desenvolvam habilidades como a inventividade e o senso crítico, além de construir conhecimento de forma participativa. A utilização de uma mostra de ciências como instrumento para ensino de sexualidade privilegia a relação aluno-aluno, facilitando a ocorrência de diálogos e trocas entre jovens da mesma faixa etária que compartilham os mesmos anseios e dúvidas. No presente trabalho trazemos uma proposta de realização de uma mostra de ciências como estratégia para o ensino de saúde e sexualidade humana para alunos do Ensino Médio e, nossos resultados sugerem que as feiras de ciências constituem uma eficiente ferramenta uma vez que dinamizam o processo de ensino ao estimular habilidades e fomentar o diálogo entre alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, FEIRA DE CIÊNCIAS, SEXUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID4421_02092015190206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA LOPES CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MANOELA CARVALHO" "autor_email" => "mlcbiol@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }