As preocupações sobre a temática ambiental vêm se intensificando desde as ultimas décadas, adjuntas de atividades e projetos desenvolvidos com o intuito de uma maior concepção sobre a natureza ao redor dos cidadãos e incentivo de sensibilizar as questões ambientais para que possa ter um maior “equilíbrio” ambiental no todo. Com isso o presente trabalho apresentado pretende discorrer sobre uma experiência em educação ambiental que promove o reencontro dos estudantes com o ambiente através de trilhas interpretativas e apresentar resultados de uma investigação sobre a percepção ambiental desses estudantes. O público alvo do nosso trabalho são os estudantes do ensino básico das escolas do município de Cuité - PB e localidades circunvizinhas. Desempenhar uma atividade de vivências com a natureza possibilitou outra maneira de trabalhar a educação ambiental que, muitas vezes é meramente prescritiva. Com a saída ao campo e saindo do sedentarismo escolar, a atividade vem proporcionando aos estudantes algo mais interativo, livre e paisagístico, onde podem perceber o quão rico e diverso são os recursos naturais, pela vivência que elas proporcionam e especialmente sensibilização ambiental, acuidade perceptiva, cognitiva e afetiva com o meio ambiente. Compondo o universo de pesquisa participaram 24 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio Dos Santos, do município de Cuité-PB, questionário este contendo três questões subjetivas. Vimos pela pesquisa que os visitantes conseguiram descrever tais problemas ambientais talvez estes nunca passados em suas mentes ou perceptíveis por eles, as trilhas interpretativas aumentam o potencial de criticidade sobre as questões ambientais existentes, conseguem fazer com que os visitantes visualizem o ambiente em sua forma dinamizada possibilitando o entender do ambiente como um todo, para que assim seja concretizada a conservação local e preservação. Após a realização das trilhas, começamos a perceber também certa repercussão nas redes sociais. Estudantes postando fotos e comentários sobre a experiência. Decidimos por analisar também essas falas, contudo, ainda sem sistematização consistente. Apresentamos aqui para ilustrar outra possibilidade que é a manutenção dos vínculos com as pessoas e lugar através das redes sociais. Acreditamos que as trilhas interpretativas são extremantes importantes, pois possibilitam uma nova estratégia de aprendizado significativo e diferenciado fora dos padrões escolares, O contato com o ambiente natural desperta sensações que não são provocados em uma sala de aula. Interagir e mexer o corpo parece estimular a aprendizagem, fornecendo assim uma nova prática e experiência aos estudantes visitantes. A conservação dos ambientes naturais e principalmente áreas degradadas como a caatinga merecem um novo olhar especial e devem ser assuntos priorizados nas práticas escolares, tendo em vista que a trilha interpretativa é uma alternativa para efetivação dessas práticas.