As novas tecnologias da informação são fundamentais à construção das relações sociais e socialização do conhecimento. A escola está inserida nesse contexto e os docentes que conduzem a construção dos saberes precisam se apropriar de ferramentas úteis a sua prática. Dentre elas, podemos destacar o Linux Educacional, sistema operacional utilizado nos laboratórios de informática instalados pelo ProInfo Integrado. Entretanto, o uso do Linux Educacional não está consolidado nos espaços escolares, pois ainda apresenta dificuldades na sua utilização, por parte dos docentes, gestores e alunos. Assim, faz-se necessário compreender quais são os fatores que contribuem para que essa ferramenta não tenha se firmado como uma possibilidade pedagógica atrativa aos seus usuários. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo discutir os desafios da formação continuada dos professores para o uso do Linux Educacional nas escolas públicas. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas e consultas aos Censos do INEP e CGI e à legislação específica. Nossos estudos apontaram que, o Linux Educacional possui várias ferramentas integradas que podem facilitar a prática docente no cotidiano do professor. Percebemos que o Estado conseguiu dotar os ambientes escolares de infraestrutura, mas ainda precisa avançar nas políticas de formação continuada. Acerca da legislação vigente, observamos que os instrumentos legais sinalizam para o desenvolvimento de um fluxo contínuo de programas de capacitação. Dessa forma, podemos afirmar que os desafios enfrentados pelos docentes das escolas públicas podem ser superados, à medida que avançarmos, na oferta de cursos regulares de formação que garantam o domínio das tecnologias disponibilizadas pelo ProInfo.