O presente trabalho busca identificar a forma como as fábulas são trabalhadas na coleção de livros didáticos “Buriti” do 1º ao 5º ano, descrevendo como são realizadas as atividades propostas pelo livro a partir da fábula e de como esta se apresenta. As fábulas possuem características de serem curtas e breves e por apresentarem uma linguagem acessível mostram-se como uma importante ferramenta didática para o desenvolvimento das aulas de Língua Portuguesa em relação ao trabalho com a linguagem oral e escrita na sala de aula. Por isso, faz-se importante que o livro didático do ensino fundamental I aborde este gênero textual em seu conteúdo. As fábulas possuem dentre suas características a abordagem moral ao final das mesmas e por isto requisita do aluno um trabalho com base na compreensão e interpretação textual, sendo fundamental que o professor perceba como os exercícios do livro conduzem estes dois processos cognitivos e como estes podem interagir com os princípios da educação do campo. É fundamental para uma Escola do Campo de qualidade haja livro didático que atenda as especificidades do espaço campesino e reúna os princípios norteadores da Educação do Campo. A coleção “Buriti” é adotada por diversos professores das Escolas do Campo, além de ser uma coleção aprovada pelo PNLD, sendo considerada referência para a Educação do Campo. Por isso, buscaremos através da análise do livro didático do 1º ao 5º ano verificar se a fábula presente nesta coleção trabalha com os princípios da educação do Campo, descrevendo como estes princípios são abordados.