O ato de educar é complexo e envolve, por exemplo, o desenvolvimento de formas de pensar, de estruturas mentais e, para isso, não basta que o não basta que o professor transmita ao estudante um número enorme de informações. Nessa concepção, a disciplina de legislação educacional é trabalhada de maneira dinâmica em sala, tanto a respeito da LDB, quanto da prática pedagógica do professor em sala de aula nos dias de hoje, assuntos estes que se tornam desmotivantes a vista dos alunos, visto que os mesmos possuem maior afinidade às áreas de ciências da natureza, consequentemente acarretando uma certa aversão as disciplinas pedagógicas. Nessa perspectiva, tal fato não é diferente com alunos do curso de licenciatura em química do IFCE - campus Iguatu, no qual a maioria não se identifica com a docência. Então, no intuito de promover uma metodologia diferenciada na disciplina de legislação, utilizou-se o livro de Ziraldo para incentivar o interesse dos licenciandos. A encenação ocorreu no auditório Prof. José Aluísio Moreira, no dia 09 do mês de julho de 2015, levando em média 3 horas e meia de duração. A partir dos pressupostos básicos que compõem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) N° Lei 9394/96, bem como a ação didática da personagem do livro de Ziraldo, foi aplicado com os alunos da disciplina de Legislação da Educação uma atividade, onde consistia em simular o julgamento da “professora maluquinha”, de acordo com os parâmetros legais que fundamentam a educação brasileira. Diante da análise crítica sobre a atividade, percebeu-se que a metodologia utilizada na disciplina promoveu uma abordagem mais dinâmica e atrativa, consequentemente proporcionado uma melhor compreensão do assunto abordado, visto que um conteúdo torna-se significativo para o educando quando se é vivenciado na prática.