JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16205 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1475 "inscrito_id" => 6975 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => """ Este trabalho se justifica pela necessidade de utilizar uma metodologia diferenciada nas aulas de químicas. Para isso, pensou-se na utilização de um jogo para trabalhar o conteúdo de átomos. O jogo proporcionou uma metodologia atraente para ensinar de uma maneira descontraída conceitos normalmente pouco atrativos, facilitando ao aluno a memorização dos assuntos abordados em aula, e ajudando a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, e consequentemente a construção do seu conhecimento.\r\n Este estudo teve como objetivo aplicar um jogo didático-pedagógico lúdico, “Jogo das substâncias: conhecendo as substâncias e moléculas”, que tem como premissa estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química geral, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e divertido.\r\n O presente trabalho foi direcionado a 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 e 16 anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) situada na cidade de São Caetano-PE. Como instrumentos de coleta de dados, verificamos a participação e envolvimento dos discentes nas atividades, e utilizamos também entrevista a partir de uma questão estruturada.\r\n A atividade lúdica aplicada na turma é de grande importância tanto para os alunos quanto para o professor, pois por se tratar de um jogo, estimula a participação do aluno pela competitividade e pelo prazer que o jogo proporciona, além de ser uma ferramenta muito útil para o professor trabalhar o conteúdo, pois o jogo se utilizou de materiais de baixo custo e pode ser aplicado sem dificuldades no espaço da sala de aula. \r\n Com aplicação do jogo se percebeu que é possível criar novos recursos ou ferramentas para auxiliar no ensino de química. Tanto o orientador do estágio como a professora de química da escola aprovou o jogo, e consideraram como uma ferramenta excelente para se trabalhar na sala de aula, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos alunos. Infere-se que o jogo aproximou mais os alunos dos conceitos químicos, encarando o mesmo como um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, buscando uma melhor forma de aprendizado através de atividades lúdicas. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6975_06092015220728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ANTONIO" "autor_email" => "andre_0054@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16205 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1475 "inscrito_id" => 6975 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => """ Este trabalho se justifica pela necessidade de utilizar uma metodologia diferenciada nas aulas de químicas. Para isso, pensou-se na utilização de um jogo para trabalhar o conteúdo de átomos. O jogo proporcionou uma metodologia atraente para ensinar de uma maneira descontraída conceitos normalmente pouco atrativos, facilitando ao aluno a memorização dos assuntos abordados em aula, e ajudando a induzi-lo ao raciocínio, à reflexão, e consequentemente a construção do seu conhecimento.\r\n Este estudo teve como objetivo aplicar um jogo didático-pedagógico lúdico, “Jogo das substâncias: conhecendo as substâncias e moléculas”, que tem como premissa estimular o interesse dos alunos pelos conceitos de química geral, facilitando assim, o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e divertido.\r\n O presente trabalho foi direcionado a 45 alunos do 1º ano do Ensino Médio, com idades de 15 e 16 anos de uma Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) situada na cidade de São Caetano-PE. Como instrumentos de coleta de dados, verificamos a participação e envolvimento dos discentes nas atividades, e utilizamos também entrevista a partir de uma questão estruturada.\r\n A atividade lúdica aplicada na turma é de grande importância tanto para os alunos quanto para o professor, pois por se tratar de um jogo, estimula a participação do aluno pela competitividade e pelo prazer que o jogo proporciona, além de ser uma ferramenta muito útil para o professor trabalhar o conteúdo, pois o jogo se utilizou de materiais de baixo custo e pode ser aplicado sem dificuldades no espaço da sala de aula. \r\n Com aplicação do jogo se percebeu que é possível criar novos recursos ou ferramentas para auxiliar no ensino de química. Tanto o orientador do estágio como a professora de química da escola aprovou o jogo, e consideraram como uma ferramenta excelente para se trabalhar na sala de aula, no sentido de servir como um reabilitador da aprendizagem mediante a experiência e a atividade dos alunos. Infere-se que o jogo aproximou mais os alunos dos conceitos químicos, encarando o mesmo como um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizagem, buscando uma melhor forma de aprendizado através de atividades lúdicas. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6975_06092015220728.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ ANTONIO" "autor_email" => "andre_0054@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }