Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/INTERDICIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO BÁSICA, ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Diante do que estamos vivendo nos dias atuais os problemas ambientais estão mais agravantes e evidentes, proporcionar ações de sensibilização ambiental através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Interdisciplinar é algo de grande relevância, pois com as ações desenvolvidas os estudantes têm a oportunidade de visualizarem o meio ambiente e as suas problemáticas como um todo. O PIBID Interdisciplinar desempenha suas atividades em duas escolas situadas no município de Cuité-PB. Nosso trabalho é desenvolvido na E. M. E. F. Julieta de Lima e Costa. A Educação Ambiental tem por objetivo auxiliar os estudantes a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente, através de um trabalho interdisciplinar. Nessa perspectiva, alertar que a educação ambiental praticada dentro das escolas precisa incorporar elementos sociais e políticos, de forma a promover uma reflexão, por parte dos sujeitos envolvidos, sobre os problemas socioambientais como a sensibilização é imprescindível à mobilização, incorporando as questões ambientais na vida cotidiana dos estudantes. Este trabalho irá relatar as etapas e experiências vivenciadas do subprojeto: Poluição do Solo e gerenciamento de resíduos sólidos que teve como objetivo proporcionar aos estudantes um conhecimento e pensamento reflexivo voltado para a conscientização e sensibilização dos problemas que os resíduos sólidos proporcionam ao solo e consequentemente a qualidade de vida. Participaram das atividades desenvolvidas e aqui relatadas 30 estudantes do 9º ano “B”, no período de julho e agosto de 2015, as etapas do subprojeto foram divididas em 07 atividades que ocorreram semanalmente o que envolveram estudos e planejamento sobre a temática. Neste contexto, procurou-se utilizar a interdisciplinaridade para auxiliar os estudantes na aquisição de uma aprendizagem significativa e lúdica, com a aplicação de uma metodologia diferenciada. Um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. As ações de sensibilizações ambientais podem ser um fator crucial para efetividade das ações aprendidas e proporcionadas ao longo do subprojeto realizado através do PIBID - Interdisciplinar. O subprojeto demonstrou a real necessidade de se trabalhar à educação ambiental dentro da escola. Foi possível a percepção de que trabalhar com um tema bastante transformador no contexto escolar como o proposto, geram discussões importantíssimas em sala de aula, também por meio das fotografias verificou-se o entusiasmo e a participação ativa de todos os estudantes, que se mostraram empenhados em todas as atividades sucedidas. O desenvolvimento destas atividades contribuiu em muito no processo de sensibilização e conscientização dos estudantes, bem como a mensagem de Educação Ambiental para a comunidade escolar. A experiência de se conduzir um subprojeto como este, reflete tanto nos futuros professores quanto nos estudantes pertencentes á nova geração de cidadãos adultos. Através das experiências e as práticas pedagógicas de ensino vimos o quão às ações podem influenciar na formação crítica e intelectual. O que resulta uma experiência significativa tanto para os bolsistas como para os estudantes da escola.

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