O cotidiano de inúmeras pessoas que vivem no século XXI envolve o uso de vários artefatos visuais. As imagens estão presentes em diversas práticas sociais contemporâneas, como elemento fundamental nos modos de produção e de apropriação das representações simbólicas e discursivas. Essa onipresença da imagem tem atraído diferentes áreas do conhecimento para o seu estudo. Cada uma dessas áreas tem tratado a questão relacionada com a imagem, e a visualidade, de um modo diferente, porém encontramos um campo de estudo, que emerge entre as fronteiras das Artes e Ciências Humanas, que vem sendo denominado de Cultura Visual. Este trabalho apresenta um dos projetos de investigação do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre proposições da Cultura Visual na Educação Básica. A pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico, analisou projetos de Cultura Visual publicados na Coleção Educação da Cultura Visual. A pesquisa conclui que as proposições da Cultura Visual focaliza a interpretação daquele que vê, os significados construídos por aquele que vê, na medida em que se relaciona com os artefatos visuais, fala, e é escutado, sobre a relação que estabelece entre aquilo que vê e seu próprio contexto.