A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS DIAS ATUAIS VEM SENDO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA INCENTIVAR ATITUDES DE MUDANÇAS NOS CONCEITOS E COMPORTAMENTOS DA SOCIEDADE QUANTO ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, POIS A PARTIR DO MOMENTO EM QUE UMA PESSOA REALMENTE CONHECE A IMPORTÂNCIA DE ALGO, ELA PASSARÁ A ENTENDER SEU PAPEL NESSE CONTEXTO. A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA, POR EXEMPLO, É UM IMPORTANTE TEMA A SER TRABALHADO, A FIM DE PROMOVER O CONHECIMENTO E CONSERVAÇÃO DESSE BIOMA TÃO IMPORTANTE E DE ÁREAS RICAS EM BIODIVERSIDADE. A PARTIR DISSO, TEMOS ESSE TRABALHO, FUNDAMENTADO NA REALIZAÇÃO DO PROJETO PARQUE ITINERANTE, O QUAL É DESENVOLVIDO PELO PARQUE ESTADUAL DUNAS DO NATAL, TENDO COMO PARCERIA O INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE, ATRAVÉS DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO ATOL DAS ROCAS. SUA PRIMEIRA VISITA OCORREU EM UMA ESCOLA DA ZONA LESTE DE NATAL-RN, A ESCOLA ESTADUAL SEVERINO BEZERRA, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. COM ISSO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU FORTALECER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO BIOMA MATA ATLÂNTICA E UTILIZANDO FERRAMENTAS DIFERENCIADAS AO REALIZAR SUAS ATIVIDADES. PARA ISSO, AS AÇÕES FORAM DESENVOLVIDAS NO PÁTIO DA ESCOLA E FORAM DIVIDIDAS EM TRÊS MOMENTOS: A TENDA DA CIÊNCIA, COM EXPOSIÇÃO DO MATERIAL BIOLÓGICO DA FAUNA, DA FLORA E DOS FUNGOS DO PARQUE DAS DUNAS, UMA DINÂMICA SOBRE COLETA SELETIVA, COM A ORIENTAÇÃO DO DIRECIONAMENTO CORRETO DO LIXO E PARA FINALIZAR, TEATRO COM FANTOCHES, DIALOGANDO COM OS ALUNOS SOBRE A MATA, O MAR E A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, DE MANEIRA INTERATIVA E ADAPTADA À FAIXA ETÁRIA DELES. A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DO PROJETO, COMO FOI ESPERADO, POSSIBILITOU UMA VIVÊNCIA ENRIQUECEDORA À EQUIPE ORGANIZADORA, ASSIM COMO À ESCOLA, POIS NA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMO ESSA, CONTRIBUI AINDA MAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA TODOS OS PARTICIPANTES, O QUE PROMOVE A MOTIVAÇÃO PARA QUE O PROJETO PARQUE ITINERANTE CONTINUE A DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES, POR UM BEM MAIOR, CONTRIBUIR COM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.