INFÂNCIA E FAMÍLIA: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16175 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 5596 "titulo" => "INFÂNCIA E FAMÍLIA: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA" "resumo" => "Este trabalho visa realizar uma análise sobre a relação família e escola na visão de um grupo de professores da rede municipal de ensino do Recife-PE. A análise insere-se dentro de uma perspectiva do contexto histórico social que versa tanto a infância quanto a família, ambas oriundas de modelos incompatíveis com a conjuntura contemporânea, mas que a depender do grau de envolvimento da família na vida escolar dos seus filhos, tende a determinar o desempenho escolar dos mesmos. O Estado brasileiro e as Leis do país dispõem de políticas públicas que amparam a família e a criança, além de instituir a educação como direito de todos. Para uma melhor compreensão entre os marcos legais promulgados no país e a real situação que permeia a relação família e escola na atualidade, respaldamos o presente trabalho nos escritos de Ariés (1981), Bourdieu (2013), Carvalho (2004), Nogueira (2006) e Perez (2011). A metodologia utilizada caracterizando-a como pesquisa de campo foi realizada através de um questionário aplicado à seis professoras das séries iniciais de três escolas da rede municipal do Recife. A partir das respostas obtidas nos questionários pudemos observar que a relação família e escola é dicotômica. Podendo ser evidenciada no empoderamento institucional, que embora reconheça tanto a família quanto o aluno e/ou aluna quanto pertencentes a um visível aspecto heterogêneo, continuam a reproduzir um discurso imposto no período monárquico o qual mantinha um conceito de família sob a égide de um modelo imaginário e patriarcal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FAMÍLIA, CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5596_16082015220838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "maria.ctavares19@hotmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16175 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 780 "inscrito_id" => 5596 "titulo" => "INFÂNCIA E FAMÍLIA: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA" "resumo" => "Este trabalho visa realizar uma análise sobre a relação família e escola na visão de um grupo de professores da rede municipal de ensino do Recife-PE. A análise insere-se dentro de uma perspectiva do contexto histórico social que versa tanto a infância quanto a família, ambas oriundas de modelos incompatíveis com a conjuntura contemporânea, mas que a depender do grau de envolvimento da família na vida escolar dos seus filhos, tende a determinar o desempenho escolar dos mesmos. O Estado brasileiro e as Leis do país dispõem de políticas públicas que amparam a família e a criança, além de instituir a educação como direito de todos. Para uma melhor compreensão entre os marcos legais promulgados no país e a real situação que permeia a relação família e escola na atualidade, respaldamos o presente trabalho nos escritos de Ariés (1981), Bourdieu (2013), Carvalho (2004), Nogueira (2006) e Perez (2011). A metodologia utilizada caracterizando-a como pesquisa de campo foi realizada através de um questionário aplicado à seis professoras das séries iniciais de três escolas da rede municipal do Recife. A partir das respostas obtidas nos questionários pudemos observar que a relação família e escola é dicotômica. Podendo ser evidenciada no empoderamento institucional, que embora reconheça tanto a família quanto o aluno e/ou aluna quanto pertencentes a um visível aspecto heterogêneo, continuam a reproduzir um discurso imposto no período monárquico o qual mantinha um conceito de família sob a égide de um modelo imaginário e patriarcal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FAMÍLIA, CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID5596_16082015220838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "maria.ctavares19@hotmail." "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }