Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHASSÍNTESE: PROPOSIÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CIÊNCIA, FERRAMENTA DIDÁTICA, AVALIAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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         O procedimento realizado foi de um jogo denominada “Trilhasíntese” possui suas próprias regras, constituído por uma trilha que foi confeccionada com material de baixo custo. As perguntas do jogo foram feitas com base no do livro Ciências Naturais do 6° ano. Após a aplicação do jogo, foram aplicados questionários mistos aos alunos após a aula expositiva oral e após a prática lúdica Trilhassintese a respeito do tema, a fim de comparar os resultados da metodologia tradicional em relação à metodologia lúdica para o processo de ensino-aprendizagem. A resposta será avaliada pelo professor. Os resultados dos questionários aplicados foram tabulados utlizando-se o programa Excel e comparados para analisar a eficiência das metodologias de ensino aplicadas.\r\n
         Através dos resultados observados no trabalho podemos concluir que as proposições de atividades lúdicas podem funcionar como uma ferramenta para auxiliar o ensino tradicional, potencializando os efeitos do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita exercitar a imaginação, estimular o entusiasmo, prende a atenção dos alunos e estimula o trabalho em grupo. Dessa forma, a avaliação deve levar em consideração o desenvolvimento das capacidades que os alunos têm de aprender conceitos, procedimentos e atitudes.
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         O procedimento realizado foi de um jogo denominada “Trilhasíntese” possui suas próprias regras, constituído por uma trilha que foi confeccionada com material de baixo custo. As perguntas do jogo foram feitas com base no do livro Ciências Naturais do 6° ano. Após a aplicação do jogo, foram aplicados questionários mistos aos alunos após a aula expositiva oral e após a prática lúdica Trilhassintese a respeito do tema, a fim de comparar os resultados da metodologia tradicional em relação à metodologia lúdica para o processo de ensino-aprendizagem. A resposta será avaliada pelo professor. Os resultados dos questionários aplicados foram tabulados utlizando-se o programa Excel e comparados para analisar a eficiência das metodologias de ensino aplicadas.\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

De acordo com os Parâ¬metros Curriculares Nacionais (PCN) é essencial que alunos de ensino fundamental tenham capacidade de compreender a natureza e as transformações do mundo em que vivem, identificando as relações entre conhecimento científico e tecnológico. Este tem como objetivo propor a utilização de uma ferramenta didática denominada “Trilhasíntese” a respeito do tema “Fotossíntese” e em seguida avaliar e comparar a aplicação da metodologia tradicional em relação a metodologia lúdica para o processo de ensino-aprendizagem no tema proposto, na escola Municipal Dr.José Cursino. O procedimento realizado foi de um jogo denominada “Trilhasíntese” possui suas próprias regras, constituído por uma trilha que foi confeccionada com material de baixo custo. As perguntas do jogo foram feitas com base no do livro Ciências Naturais do 6° ano. Após a aplicação do jogo, foram aplicados questionários mistos aos alunos após a aula expositiva oral e após a prática lúdica Trilhassintese a respeito do tema, a fim de comparar os resultados da metodologia tradicional em relação à metodologia lúdica para o processo de ensino-aprendizagem. A resposta será avaliada pelo professor. Os resultados dos questionários aplicados foram tabulados utlizando-se o programa Excel e comparados para analisar a eficiência das metodologias de ensino aplicadas. Através dos resultados observados no trabalho podemos concluir que as proposições de atividades lúdicas podem funcionar como uma ferramenta para auxiliar o ensino tradicional, potencializando os efeitos do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita exercitar a imaginação, estimular o entusiasmo, prende a atenção dos alunos e estimula o trabalho em grupo. Dessa forma, a avaliação deve levar em consideração o desenvolvimento das capacidades que os alunos têm de aprender conceitos, procedimentos e atitudes.

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