O presente artigo discute as causas e as consequências do fracasso escolar, relacionadas com a alfabetização, a estrutura educacional e a realidade socioeconômica dos estudantes de uma escola da zona rural do município de Codó-MA. A pesquisa quali-quantitativa tem como objetivo geral investigar as causas do fracasso escolar no sexto ano do ensino fundamental e as consequências deste nos anos seguintes. Especificamente, objetiva-se analisar a concretização da alfabetização até o quinto ano do ensino fundamental como promoção do sucesso escolar nos anos posteriores, identificar as consequências do fracasso escolar no ensino fundamental; compreender o contexto educacional, social e econômico dos alunos relacionado ao desempenho escolar; avaliar a relação entre a falta de alimentação regular e o baixo rendimento escolar. Como procedimento metodológico, utilizou-se observações em sala de aula, verificando a capacidade de leitura, produção e interpretação de textos. Em seguida, foram aplicados questionários com perguntas semi-abertas a professores e alunos. Os resultados da pesquisa revelaram práticas escolares com níveis rudimentares de leitura e escrita no ensino fundamental. A maioria dos alunos estão concluindo os dois ciclos do ensino fundamental com essas carências que comprometem o desempenho cognitivo no processo de escolarização.