ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15945 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "No mundo atual, marcado pelo processo de globalização e mundialização dos conhecimentos e vivências, fica evidente a necessidade de se discutir o ensino em suas mais variadas esferas e possibilidades. No que concerne à Geografia, esse fenômeno da mundialização exige novas formas de pensar e fazer as atividades e práticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar acervos didáticos das escolas do ensino médio do município de Caicó/RN. As escolas analisadas foram: Escola Estadual Centro Educacional José Augusto (CEJA), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM). A partir desta análise, o trabalho buscou entender se é possível relacionar o sucesso dos alunos nos exames nacionais do ensino médio com a oferta de materiais didáticos disponibilizados nas escolas. Tais informações podem ajudar na assistência e busca por métodos e fazeres que visem potencializar o desempenho escolar dos discentes. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos dos acervos didáticos e o rendimento de cada escola no ENEM no período de 2010 a 2014, além dos dados do IDEB no período de 2005 a 2011. Os dados das escolas pesquisadas foram obtidos nos sites do INEP e QEDU. Após a fase de coleta, os dados foram organizados, tratados e analisados, chegando-se aos resultados. Os resultados mostram que a única escola que está acima da média nacional nos últimos anos é a EECCAM. Seguida pela EEAA que só superou a média nacional no ano de 2013 e por último o CEJA, que em nenhum dos anos superou a média nacional. O CEJA é a escola que apresentou o acervo mais completo para o ensino de Geografia, com livros, mapas, globos e etc.. No entanto, quando comparamos os resultados obtidos do ENEM na área de ciências humanas, e no IDEB, a escola tem o menor desempenho entre as demais estudadas. Os resultados apontam que a oferta de materiais didáticos não se refletiu de forma efetiva no desempenho dos discentes no ENEM nem nos resultados do IDEB. Observou-se que ao contrário do que seria esperado, a escola que dispõe de um maior acervo didático-pedagógico para o ensino de Geografia é a que apresentou menor desempenho no ENEM e no IDEB. Faz-se necessário então, buscar entender outros elementos no procedimento educacional para melhor entender o processo de aprendizagem desses alunos. Outro ponto importante é compreender o papel do professor de Geografia, agente mediador do processo de aprendizagem, no maior ou menor estímulo dos alunos a utilizarem os recursos pedagógicos disponíveis." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4329_17082015180529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREI GOMES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ANDREI" "autor_email" => "andrei.g.azevedo@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15945 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN: RECURSOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "No mundo atual, marcado pelo processo de globalização e mundialização dos conhecimentos e vivências, fica evidente a necessidade de se discutir o ensino em suas mais variadas esferas e possibilidades. No que concerne à Geografia, esse fenômeno da mundialização exige novas formas de pensar e fazer as atividades e práticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar acervos didáticos das escolas do ensino médio do município de Caicó/RN. As escolas analisadas foram: Escola Estadual Centro Educacional José Augusto (CEJA), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM). A partir desta análise, o trabalho buscou entender se é possível relacionar o sucesso dos alunos nos exames nacionais do ensino médio com a oferta de materiais didáticos disponibilizados nas escolas. Tais informações podem ajudar na assistência e busca por métodos e fazeres que visem potencializar o desempenho escolar dos discentes. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos dos acervos didáticos e o rendimento de cada escola no ENEM no período de 2010 a 2014, além dos dados do IDEB no período de 2005 a 2011. Os dados das escolas pesquisadas foram obtidos nos sites do INEP e QEDU. Após a fase de coleta, os dados foram organizados, tratados e analisados, chegando-se aos resultados. Os resultados mostram que a única escola que está acima da média nacional nos últimos anos é a EECCAM. Seguida pela EEAA que só superou a média nacional no ano de 2013 e por último o CEJA, que em nenhum dos anos superou a média nacional. O CEJA é a escola que apresentou o acervo mais completo para o ensino de Geografia, com livros, mapas, globos e etc.. No entanto, quando comparamos os resultados obtidos do ENEM na área de ciências humanas, e no IDEB, a escola tem o menor desempenho entre as demais estudadas. Os resultados apontam que a oferta de materiais didáticos não se refletiu de forma efetiva no desempenho dos discentes no ENEM nem nos resultados do IDEB. Observou-se que ao contrário do que seria esperado, a escola que dispõe de um maior acervo didático-pedagógico para o ensino de Geografia é a que apresentou menor desempenho no ENEM e no IDEB. Faz-se necessário então, buscar entender outros elementos no procedimento educacional para melhor entender o processo de aprendizagem desses alunos. Outro ponto importante é compreender o papel do professor de Geografia, agente mediador do processo de aprendizagem, no maior ou menor estímulo dos alunos a utilizarem os recursos pedagógicos disponíveis." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4329_17082015180529.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREI GOMES DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "ANDREI" "autor_email" => "andrei.g.azevedo@hotmail." "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }