Neste trabalho, abordamos a temática de tecnologias de comunicação e informação em processos formativos de professores na rede estadual de ensino na Paraíba. Temos como objetivo geral relatar as experiências vivenciadas no curso de formação “Uso pedagógico do Tablet Educacional” na cidade de João Pessoa, Paraíba, no qual trabalhamos no tutorial em duas escolas estaduais da Zona Sul da cidade. Foi fruto de um trabalho de conclusão de curso da especialização “Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares” realizado na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Este projeto de formação de professores desenvolvido pelo Governo do Estado da Paraíba é justificado como forma de mediação do professor/aluno e utilização das tecnologias em sala de aula do Ensino Médio da rede pública de ensino. Para tanto, esta pesquisa é de cunho teórica, com abordagem qualitativa, descritivo exploratória, com categorias de análise findada na técnica de pesquisa observação direta realizada na formação dos professores cursistas nas citadas escolas. Em relação à fundamentação teórica, tomamos como base Moran (2000, 2007, 2013), Lemos (2009), Moura (2010, Machado (2010) dentre outros. Com a técnica de observação direta pudemos registrar a relação dos professores cursistas com o computador, assim como a utilização das tecnologias em sala de aula. Foram apresentados alguns aplicativos e portais educacionais que poderiam auxiliar os professores nos seus respectivos planejamentos de aula. Como pontos positivos da formação, os professores afirmaram a importância da formação no sentido de aprimorar novas metodologias, conhecer novos aplicativos, abordar conteúdos de forma lúdica e interativa etc. Quanto aos aspectos negativos, os professores comentaram a falta de rede disponível que chegasse até as salas de aula, falta de tempo para execução das atividades, problemas técnicos com o tablet e dentre outros. Concluímos que a experiência com a formação fizeram os professores refletirem sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, assim como aprimorarem ainda mais os conhecimentos já adquiridos com as ferramentas, facilitando no auxílio à pesquisa e na criação de ambientes virtuais significativos.