O presente estudo apresenta o impacto que a disciplina de Fundamentos da Educação teve para futuros professores de geografia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte- UERN, do Campus Pau dos Ferros, alto oeste potiguar. Trata-se de uma resenha teórica, cujo corpus teórico é formado por Bruner (2001), Barbosa (2014), Cury (2013), Duarte (2004), Freire (1996), Marconi e Lakatos (2010). Pretendemos através desse trabalho abordar os modos de pensamento Científico e Narrativo, estudados por Bruner e Barbosa e, que explicam como o estudante universitário se apropria do saber disciplinar, inerente ao curso. Em contrapartida como se dá a docência universitária dos dias atuais, onde o professor professa uma única verdade. Enquanto, os estudantes vivem em ambientes sociais hiperestimulado, a instituição formadora dos futuros professores é estática e, não considera adequado os comportamentos dos estudantes - que transitam entre esses dois modos de pensamento - e, por este motivo considera-os inadequados para o ambiente acadêmico. Estes são os resultados prévios encontrados por nós, após as leituras e as provocações dos encontros da disciplina em tela. Este estudo nos leva a refletir, enquanto futuros educadores, que tanto a escola, mas, principalmente a universidade, insiste em cristalizar os comportamentos dos sujeitos que dentro de seus muros estão.