CONSTRUTIVISMO RADICAL: UMA TEORIA DO CONHECIMENTO QUE BUSCA PRESCINDIR DE ONTOLOGIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15667 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 8245 "titulo" => "CONSTRUTIVISMO RADICAL: UMA TEORIA DO CONHECIMENTO QUE BUSCA PRESCINDIR DE ONTOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho compreende um recorte de uma investigação teórica, conforme Henning (2010) e Leite (2008), de natureza hermenêutica, seguindo a compreensão de Demo (2009), realizada no doutorado em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto de estudo o Construtivismo Radical de Ernst von Glasersfeld. Devido à característica central do construtivismo radical de buscar prescindir de ontologia, interessou-nos investigar as seguintes questões: Como ele se põe fora da tradição? Por que deseja estar fora da tradição epistemológica? Se o que faz não é metafísica, então o que ele faz? Para o âmbito deste trabalho, objetivamos discutir sua ausência de ontologia a fim de desvelar as condições responsáveis por torná-lo uma teoria do conhecimento sem metafísica. A investigação permitiu-nos perceber que o rompimento do construtivismo radical com a tradição dá-se a partir da mudança na interpretação da relação entre conhecimento e realidade, que, consequentemente, provoca uma mudança no conceito de conhecimento e sua relação com a verdade. Isso ocorre mediante a utilização de novos conceitos, caso do conceito de adaptação, oriundo das teorias biológicas, e o de viabilidade, oriundo da cibernética. Ou seja, rompe com a tradição porquanto não querer assumir compromissos ontológicos. Na verdade, o que faz é tentar separar, definitivamente, a epistemologia da ontologia, uma vez que pretende ser apenas uma teoria sobre a atividade de conhecer, cujo interesse está restrito ao domínio cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO RADICAL, EPISTEMOLOGIA, ONTOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID8245_08092015095653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNAH BARROSO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DISNAH" "autor_email" => "disnahbarroso@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15667 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1742 "inscrito_id" => 8245 "titulo" => "CONSTRUTIVISMO RADICAL: UMA TEORIA DO CONHECIMENTO QUE BUSCA PRESCINDIR DE ONTOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho compreende um recorte de uma investigação teórica, conforme Henning (2010) e Leite (2008), de natureza hermenêutica, seguindo a compreensão de Demo (2009), realizada no doutorado em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto de estudo o Construtivismo Radical de Ernst von Glasersfeld. Devido à característica central do construtivismo radical de buscar prescindir de ontologia, interessou-nos investigar as seguintes questões: Como ele se põe fora da tradição? Por que deseja estar fora da tradição epistemológica? Se o que faz não é metafísica, então o que ele faz? Para o âmbito deste trabalho, objetivamos discutir sua ausência de ontologia a fim de desvelar as condições responsáveis por torná-lo uma teoria do conhecimento sem metafísica. A investigação permitiu-nos perceber que o rompimento do construtivismo radical com a tradição dá-se a partir da mudança na interpretação da relação entre conhecimento e realidade, que, consequentemente, provoca uma mudança no conceito de conhecimento e sua relação com a verdade. Isso ocorre mediante a utilização de novos conceitos, caso do conceito de adaptação, oriundo das teorias biológicas, e o de viabilidade, oriundo da cibernética. Ou seja, rompe com a tradição porquanto não querer assumir compromissos ontológicos. Na verdade, o que faz é tentar separar, definitivamente, a epistemologia da ontologia, uma vez que pretende ser apenas uma teoria sobre a atividade de conhecer, cujo interesse está restrito ao domínio cognitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONSTRUTIVISMO RADICAL, EPISTEMOLOGIA, ONTOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID8245_08092015095653.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DISNAH BARROSO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DISNAH" "autor_email" => "disnahbarroso@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }