Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS EM PORCELANA FRIA PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS

Palavra-chaves: SAÚDE ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS, PARASITOLOGIA HUMANA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15942
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1801
    "inscrito_id" => 4705
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS EM PORCELANA FRIA PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências é um estudo importante e de fundamental relevância para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes. Atualmente, é necessário que o ensino de Ciências esteja voltado para uma aprendizagem comprometida com as questões sociais, políticas e econômicas interligando sobretudo a ciência, tecnologia e sociedade como um todo. O estudo teve como objetivo realizar um trabalho educativo como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais com a utilização de modelos didáticos de porcelana fria para despertar os cuidados de promoção e educação a saúde.  A realização desde trabalho ocorreu  em duas escolas da rede pública de João Pessoas, PB, no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), com oito turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, tendo como público alvo 281 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e com alunos da EEFM Padre Hildon Bandeira, com quatro turmas da 2ª série do ensino médio, tendo como público alvo 123 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos.  Para sua execução foram elaborados kits de modelos didáticos com porcelana fria para serem utilizados durante as aulas dialogadas  Com a utilização dos modelos didáticos em sala de aula tanto com as turmas do ensino fundamental e ensino médio, foi perceptível a atenção dos alunos durante a aula dialogada, onde eles ficaram atentos aos modelos e muitas vezes ansiosos para manipular. Pode-se concluir por meio dos resultados, que a utilização dos modelos didáticos em sala de aula trás um diferencial para o ensino de ciências, visto que com esse recurso é possível associar a teoria à prática, proporcionando e despertando interesse dos alunos a respeito dos temas abordados no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS, PARASITOLOGIA HUMANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4705_08092015115709.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JONATAS LIMA"
    "autor_email" => "jonataspbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15942
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1801
    "inscrito_id" => 4705
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS EM PORCELANA FRIA PARA O ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS"
    "resumo" => "O ensino de Ciências é um estudo importante e de fundamental relevância para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes. Atualmente, é necessário que o ensino de Ciências esteja voltado para uma aprendizagem comprometida com as questões sociais, políticas e econômicas interligando sobretudo a ciência, tecnologia e sociedade como um todo. O estudo teve como objetivo realizar um trabalho educativo como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais com a utilização de modelos didáticos de porcelana fria para despertar os cuidados de promoção e educação a saúde.  A realização desde trabalho ocorreu  em duas escolas da rede pública de João Pessoas, PB, no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), com oito turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, tendo como público alvo 281 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e com alunos da EEFM Padre Hildon Bandeira, com quatro turmas da 2ª série do ensino médio, tendo como público alvo 123 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos.  Para sua execução foram elaborados kits de modelos didáticos com porcelana fria para serem utilizados durante as aulas dialogadas  Com a utilização dos modelos didáticos em sala de aula tanto com as turmas do ensino fundamental e ensino médio, foi perceptível a atenção dos alunos durante a aula dialogada, onde eles ficaram atentos aos modelos e muitas vezes ansiosos para manipular. Pode-se concluir por meio dos resultados, que a utilização dos modelos didáticos em sala de aula trás um diferencial para o ensino de ciências, visto que com esse recurso é possível associar a teoria à prática, proporcionando e despertando interesse dos alunos a respeito dos temas abordados no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SAÚDE ESCOLAR, RECURSOS DIDÁTICOS, PARASITOLOGIA HUMANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID4705_08092015115709.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATAS PEREIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JONATAS LIMA"
    "autor_email" => "jonataspbio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O ensino de Ciências é um estudo importante e de fundamental relevância para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes. Atualmente, é necessário que o ensino de Ciências esteja voltado para uma aprendizagem comprometida com as questões sociais, políticas e econômicas interligando sobretudo a ciência, tecnologia e sociedade como um todo. O estudo teve como objetivo realizar um trabalho educativo como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais com a utilização de modelos didáticos de porcelana fria para despertar os cuidados de promoção e educação a saúde. A realização desde trabalho ocorreu em duas escolas da rede pública de João Pessoas, PB, no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), com oito turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, tendo como público alvo 281 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e com alunos da EEFM Padre Hildon Bandeira, com quatro turmas da 2ª série do ensino médio, tendo como público alvo 123 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos. Para sua execução foram elaborados kits de modelos didáticos com porcelana fria para serem utilizados durante as aulas dialogadas Com a utilização dos modelos didáticos em sala de aula tanto com as turmas do ensino fundamental e ensino médio, foi perceptível a atenção dos alunos durante a aula dialogada, onde eles ficaram atentos aos modelos e muitas vezes ansiosos para manipular. Pode-se concluir por meio dos resultados, que a utilização dos modelos didáticos em sala de aula trás um diferencial para o ensino de ciências, visto que com esse recurso é possível associar a teoria à prática, proporcionando e despertando interesse dos alunos a respeito dos temas abordados no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.