O ensino de Ciências é um estudo importante e de fundamental relevância para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes. Atualmente, é necessário que o ensino de Ciências esteja voltado para uma aprendizagem comprometida com as questões sociais, políticas e econômicas interligando sobretudo a ciência, tecnologia e sociedade como um todo. O estudo teve como objetivo realizar um trabalho educativo como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes através da sensibilização e prevenção das parasitoses intestinais com a utilização de modelos didáticos de porcelana fria para despertar os cuidados de promoção e educação a saúde. A realização desde trabalho ocorreu em duas escolas da rede pública de João Pessoas, PB, no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), com oito turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, tendo como público alvo 281 alunos na faixa etária de 11 a 14 anos e com alunos da EEFM Padre Hildon Bandeira, com quatro turmas da 2ª série do ensino médio, tendo como público alvo 123 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos. Para sua execução foram elaborados kits de modelos didáticos com porcelana fria para serem utilizados durante as aulas dialogadas Com a utilização dos modelos didáticos em sala de aula tanto com as turmas do ensino fundamental e ensino médio, foi perceptível a atenção dos alunos durante a aula dialogada, onde eles ficaram atentos aos modelos e muitas vezes ansiosos para manipular. Pode-se concluir por meio dos resultados, que a utilização dos modelos didáticos em sala de aula trás um diferencial para o ensino de ciências, visto que com esse recurso é possível associar a teoria à prática, proporcionando e despertando interesse dos alunos a respeito dos temas abordados no ambiente escolar.