Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16061
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID857_16082015184534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CÂNDIDO"
    "autor_email" => "jcrneto13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16061
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID857_16082015184534.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CÂNDIDO"
    "autor_email" => "jcrneto13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.