FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16061 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 857 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID857_16082015184534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ CÂNDIDO" "autor_email" => "jcrneto13@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16061 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 754 "inscrito_id" => 857 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE A FORMAÇÃO ABSTRATA E A REALIDADE CONCRETA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo apresentar uma sucinta discussão sobre a relação entre teoria é prática, no que diz respeito ao trabalho docente, e uma possível disparidade entre estes dois âmbitos, tendo em vista que tal relação constitui um importante aspecto a ser levado em consideração na formação de professores. Buscaremos apresentar alguns elementos de discordância entre a escola ideal, em que se fundamentam algumas discussões teóricas recorrentes em cursos de licenciatura e as condições concretas do trabalho docente. A formação que por vezes é oferecida ao futuro docente prepara-o apenas para lidar com uma escola fantasiosa e imaginária, uma escola idealizada, tal formação tem se mostrado problemática, pois o professor recém-formado ao se deparar com toda concretude de uma sala de aula sente-se desnorteado e inseguro, tendo em vista que a formação que este teve não o preparou para lidar com toda a complexidade de um ambiente escolar. Sendo assim, podemos nos perguntar, será que a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é adequada para preparar os futuros professores? Será que esta os prepara para lidar com as condições reais do exercício da docência? E quais problemas e deficiências presentes nas licenciaturas podem ser responsáveis por uma má formação dos professores? Com o intuito de responder tais questões será empreendida uma pesquisa bibliográfica, tendo como base de leitura autores que estudaram e pesquisaram sobre a formação de professores. A investigação desenvolvida neste trabalho tem a relevância de enriquecer a discussão entre teoria e prática, no que se refere à formação de professores, tendo em vista que a disparidade entre estes dois âmbitos pode ser prejudicial para a formação do futuro educador. Assim, entendemos que suscitar uma discussão desta natureza alargará nossa compreensão sobre a formação de professores, permitindo-nos assim pensar de quais modos esta poderia se dar de forma mais completa e eficaz." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA, PRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID857_16082015184534.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CÂNDIDO RODRIGUES NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ CÂNDIDO" "autor_email" => "jcrneto13@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }