Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEMEANDO SONHOS, CULTIVANDO DIREITOS.

Palavra-chaves: DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO, CAMPO, FORMACAO, FORMACAO Pôster (PO) / Poster Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      A Secretaria de Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, comprometida com a Educação de Qualidade, vivencia no âmbito da formação de professores dos anos iniciais da Zona Rural, uma proposta desafiadora no que diz respeito  à elevação da auto estima de professores e demais comunidade escolar, melhor qualidade do desempenho do processo de ensino aprendizagem, na elaboração e efetivação de projetos pedagógicos.   Esta inciativa teve inicio com a parceria entre Secretaria de Educação, Universidade Federal de Pernambuco UFPE,  e MEC, através do Programa Nacional de Educação do Campo  PRONACAMPO – Eixo 01 Escola da Terra.\r\n
      Através do Curso de Aperfeiçoamento em Formação de Professores das Escolas Multisseriadas. Um dos propósitos é a formação continuadas dos professores no fortalecimento e o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas ás especificidades das comunidades atendidas, no sentido de elevar o desempenho escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A seleção de tutores e professores aconteceu através de convocação para a realização do curso de Aperfeiçoamento, o grupo de professores tutores composto cinco professores da equipe  técnica e   38 professores  das escolas multisseriadas, com carga horária de 180 h, organizados em períodos:\r\n
      a)\tTempo Universidade: \r\n
      b)\tTempo Escola Comunidade\r\n
       Antes do curso ministrado pela UFPE, o grupo de professores tutores tinham uma visão ainda tímida e empírica a respeito do universo educacional das escolas do Campo. A metodologia vivida na formação em serviço, consistia desde a análise do Projeto Político Pedagógico das escolas, bem como intervenções didáticas mediante as necessidades. O caráter avaliativo do trabalho era percebido de forma gradual, a partir da mudança de atitudes não só por parte dos professores e tutores, mas também no alcance das  aprendizagens dos alunos e ressignificação da participação da comunidade nas atividades da escola.  Durante um ano de curso  e efetivação dos projetos de intervenção na escola, comunidade local participou efetivamente de todo o processo de elaboração e construção das atividades que permeavam o Projeto. Este fato  se evidenciam com a I MOSTRA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DA  ESCOLA DO CAMPO, ocorrido no dia 07 de julho do ano 2015 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, com o tema: SEMEANDO SONHOS, CULTIVANDO DIREITOS, com a participação de 18 trabalhos exposto em forma de banner. A classificação dos 5 melhores trabalhos se deu de forma democrática e participativa, com a votação de todos os professores da equipe técnica da Secretaria de Educação e com os Professores tutores, cursistas e a participação das tutoras da UFPE.\r\n
      Com o desenvolvimento deste trabalho percebemos a grandiosidade e importância de um trabalho pensado e organizado para as comunidades de vulnerabilidades, antes o que era apenas sonhos, torna-se direitos efetivos, quando os sujeitos tomam posse do conhecimento e pertencimento da sociedade através da Educação. O trabalho possibilitou, impactos  na esfera social e educacional, entre tantos ganhos, a valorização do professor como agente mobilizador, transformador da escola do Campo do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas voltadas para a realidade de sua comunidade e o seu pertencimento social.
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      Através do Curso de Aperfeiçoamento em Formação de Professores das Escolas Multisseriadas. Um dos propósitos é a formação continuadas dos professores no fortalecimento e o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas ás especificidades das comunidades atendidas, no sentido de elevar o desempenho escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A seleção de tutores e professores aconteceu através de convocação para a realização do curso de Aperfeiçoamento, o grupo de professores tutores composto cinco professores da equipe  técnica e   38 professores  das escolas multisseriadas, com carga horária de 180 h, organizados em períodos:\r\n
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       Antes do curso ministrado pela UFPE, o grupo de professores tutores tinham uma visão ainda tímida e empírica a respeito do universo educacional das escolas do Campo. A metodologia vivida na formação em serviço, consistia desde a análise do Projeto Político Pedagógico das escolas, bem como intervenções didáticas mediante as necessidades. O caráter avaliativo do trabalho era percebido de forma gradual, a partir da mudança de atitudes não só por parte dos professores e tutores, mas também no alcance das  aprendizagens dos alunos e ressignificação da participação da comunidade nas atividades da escola.  Durante um ano de curso  e efetivação dos projetos de intervenção na escola, comunidade local participou efetivamente de todo o processo de elaboração e construção das atividades que permeavam o Projeto. Este fato  se evidenciam com a I MOSTRA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DA  ESCOLA DO CAMPO, ocorrido no dia 07 de julho do ano 2015 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, com o tema: SEMEANDO SONHOS, CULTIVANDO DIREITOS, com a participação de 18 trabalhos exposto em forma de banner. A classificação dos 5 melhores trabalhos se deu de forma democrática e participativa, com a votação de todos os professores da equipe técnica da Secretaria de Educação e com os Professores tutores, cursistas e a participação das tutoras da UFPE.\r\n
      Com o desenvolvimento deste trabalho percebemos a grandiosidade e importância de um trabalho pensado e organizado para as comunidades de vulnerabilidades, antes o que era apenas sonhos, torna-se direitos efetivos, quando os sujeitos tomam posse do conhecimento e pertencimento da sociedade através da Educação. O trabalho possibilitou, impactos  na esfera social e educacional, entre tantos ganhos, a valorização do professor como agente mobilizador, transformador da escola do Campo do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas voltadas para a realidade de sua comunidade e o seu pertencimento social.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Secretaria de Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, comprometida com a Educação de Qualidade, vivencia no âmbito da formação de professores dos anos iniciais da Zona Rural, uma proposta desafiadora no que diz respeito à elevação da auto estima de professores e demais comunidade escolar, melhor qualidade do desempenho do processo de ensino aprendizagem, na elaboração e efetivação de projetos pedagógicos. Esta inciativa teve inicio com a parceria entre Secretaria de Educação, Universidade Federal de Pernambuco UFPE, e MEC, através do Programa Nacional de Educação do Campo PRONACAMPO – Eixo 01 Escola da Terra. Através do Curso de Aperfeiçoamento em Formação de Professores das Escolas Multisseriadas. Um dos propósitos é a formação continuadas dos professores no fortalecimento e o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodológicas adequadas ás especificidades das comunidades atendidas, no sentido de elevar o desempenho escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A seleção de tutores e professores aconteceu através de convocação para a realização do curso de Aperfeiçoamento, o grupo de professores tutores composto cinco professores da equipe técnica e 38 professores das escolas multisseriadas, com carga horária de 180 h, organizados em períodos: a) Tempo Universidade: b) Tempo Escola Comunidade Antes do curso ministrado pela UFPE, o grupo de professores tutores tinham uma visão ainda tímida e empírica a respeito do universo educacional das escolas do Campo. A metodologia vivida na formação em serviço, consistia desde a análise do Projeto Político Pedagógico das escolas, bem como intervenções didáticas mediante as necessidades. O caráter avaliativo do trabalho era percebido de forma gradual, a partir da mudança de atitudes não só por parte dos professores e tutores, mas também no alcance das aprendizagens dos alunos e ressignificação da participação da comunidade nas atividades da escola. Durante um ano de curso e efetivação dos projetos de intervenção na escola, comunidade local participou efetivamente de todo o processo de elaboração e construção das atividades que permeavam o Projeto. Este fato se evidenciam com a I MOSTRA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA DO CAMPO, ocorrido no dia 07 de julho do ano 2015 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, com o tema: SEMEANDO SONHOS, CULTIVANDO DIREITOS, com a participação de 18 trabalhos exposto em forma de banner. A classificação dos 5 melhores trabalhos se deu de forma democrática e participativa, com a votação de todos os professores da equipe técnica da Secretaria de Educação e com os Professores tutores, cursistas e a participação das tutoras da UFPE. Com o desenvolvimento deste trabalho percebemos a grandiosidade e importância de um trabalho pensado e organizado para as comunidades de vulnerabilidades, antes o que era apenas sonhos, torna-se direitos efetivos, quando os sujeitos tomam posse do conhecimento e pertencimento da sociedade através da Educação. O trabalho possibilitou, impactos na esfera social e educacional, entre tantos ganhos, a valorização do professor como agente mobilizador, transformador da escola do Campo do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas voltadas para a realidade de sua comunidade e o seu pertencimento social.

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