“HISTÓRIA CONTA CIÊNCIAS”: ENFOQUE AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17129 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 5844 "titulo" => "“HISTÓRIA CONTA CIÊNCIAS”: ENFOQUE AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA" "resumo" => "A interdisciplinaridade começou a ser implementada no Brasil a partir da LDB No 5.692/71. Desde então, a presença dessa nova modalidade de ensino vem sendo discutida e se faz mais presente no discurso dos docentes em geral, mas infelizmente ainda temos uma grande dificuldade de torná-la prática e viável. Somando isso a uma tendência de um ensino puramente teórico e pautado em fixação de conteúdos, percebe-se uma deficiência da utilização de aulas de campo e a interdisciplinaridade do que é visto dentro e fora de sala de aula. No intuito de resolver essas problemáticas, esse trabalho foi elaborado a partir de uma aula de campo ao Barco Escola Chama-Maré, um projeto do Governo do Estado que promove uma atividade que ocorre a bordo de uma embarcação, com turmas de ensino fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. A partir dos desdobramentos dessa aula, realizamos uma atividade integrativa intitulada “História conta ciências” ocorrida na biblioteca da escola e que teve como objetivos desenvolver a consciência crítica dos alunos, despertar seu interesse pela preservação ambiental, além de integrar o conhecimento através da história, ciências naturais, químicas e físicas. Nesse intuito, a sequência de atividades abordou no primeiro momento a história dos locais visitados durante o percurso da aula de campo por meio de registros fotográficos datados das décadas de 60 e 70, evidenciando os processos de urbanização, desmatamento e poluição sofridos nesses locais bem como suas implicações na atualidade. No segundo momento foram feitos experimentos que coadunavam com o conteúdo abordado no início, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem integrado e interdisciplinar. Por meio de atividades lúdicas e relatos acerca dos experimentos, os alunos demonstraram ter aprendido o conteúdo, visto que essa atividade propiciou a integração das disciplinas assim como a utilização de espaços não formais de ensino no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID5844_08092015193938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALEXANDRE DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexandrebio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17129 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2110 "inscrito_id" => 5844 "titulo" => "“HISTÓRIA CONTA CIÊNCIAS”: ENFOQUE AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA" "resumo" => "A interdisciplinaridade começou a ser implementada no Brasil a partir da LDB No 5.692/71. Desde então, a presença dessa nova modalidade de ensino vem sendo discutida e se faz mais presente no discurso dos docentes em geral, mas infelizmente ainda temos uma grande dificuldade de torná-la prática e viável. Somando isso a uma tendência de um ensino puramente teórico e pautado em fixação de conteúdos, percebe-se uma deficiência da utilização de aulas de campo e a interdisciplinaridade do que é visto dentro e fora de sala de aula. No intuito de resolver essas problemáticas, esse trabalho foi elaborado a partir de uma aula de campo ao Barco Escola Chama-Maré, um projeto do Governo do Estado que promove uma atividade que ocorre a bordo de uma embarcação, com turmas de ensino fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. A partir dos desdobramentos dessa aula, realizamos uma atividade integrativa intitulada “História conta ciências” ocorrida na biblioteca da escola e que teve como objetivos desenvolver a consciência crítica dos alunos, despertar seu interesse pela preservação ambiental, além de integrar o conhecimento através da história, ciências naturais, químicas e físicas. Nesse intuito, a sequência de atividades abordou no primeiro momento a história dos locais visitados durante o percurso da aula de campo por meio de registros fotográficos datados das décadas de 60 e 70, evidenciando os processos de urbanização, desmatamento e poluição sofridos nesses locais bem como suas implicações na atualidade. No segundo momento foram feitos experimentos que coadunavam com o conteúdo abordado no início, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem integrado e interdisciplinar. Por meio de atividades lúdicas e relatos acerca dos experimentos, os alunos demonstraram ter aprendido o conteúdo, visto que essa atividade propiciou a integração das disciplinas assim como a utilização de espaços não formais de ensino no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID5844_08092015193938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO ALEXANDRE DOS SANTOS LIMA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE" "autor_email" => "alexandrebio@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }