Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPAS CONCEITUAIS COMO TECNOLOGIA POTENCIALIZADORA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, EJA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16266
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS COMO TECNOLOGIA POTENCIALIZADORA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este artigo traz como proposta a construção de mapas conceituais como tecnologia potencializadora de aprendizagem significativa. Explicitam-se as razões de motivação do estudo, seus objetivos e justificativa, além do cotejo teórico fruto das reflexões e leituras que se tem produzido a respeito de se considerar os mapas conceituais em uma dupla dimensão: a de ser uma estratégia didática de que lança mão o professor para promover aprendizagem significativa; e a de se constituir como uma tecnologia de potencialização dessa mesma aprendizagem. O professor da área de exatas deve alimentar uma preocupação em querer compreender como o outro aprende e como ele se relaciona com o objeto de seu estudo, no caso em tela os conceitos relacionados à matemática. Com base nessa situação, bem como pensando no modo que o professor pode inserir-se num processo de formação a fim de construir mecanismos que auxiliem na tarefa de ensinar, tendo em vista a especificidade do estudante da EJA, passei a buscar compreender uma estratégia tecnológica que favorecesse a produção de um ensino significativo, bem como de uma aprendizagem também significativa. Neste sentido, tenho percebido que os alunos representam suas aprendizagens mecanicamente, sem a condição de demonstrarem como os sentidos se configuram de forma positiva, a fim de garantir que a aprendizagem ocupe uma dimensão significativa. Assim o trabalho com mapa conceitual se apresenta como um ato pedagógico que faculta uma ação democrática de se oportunizar novos acessos à produção do conhecimento matemático a partir das experiências cotidianas que cada sujeito possui. Articula-se a ideia do mapa conceitual ser um elemento pedagógico que permite fluir a leitura numa perspectiva, que no texto adotamos como dialógica, ou seja, que nasce da concepção de se entender o leitor como agente do processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID5155_07082015202811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ RICARDO"
    "autor_email" => "sistlin@uol.com.br"
    "autor_ies" => "FTC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16266
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 5155
    "titulo" => "MAPAS CONCEITUAIS COMO TECNOLOGIA POTENCIALIZADORA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este artigo traz como proposta a construção de mapas conceituais como tecnologia potencializadora de aprendizagem significativa. Explicitam-se as razões de motivação do estudo, seus objetivos e justificativa, além do cotejo teórico fruto das reflexões e leituras que se tem produzido a respeito de se considerar os mapas conceituais em uma dupla dimensão: a de ser uma estratégia didática de que lança mão o professor para promover aprendizagem significativa; e a de se constituir como uma tecnologia de potencialização dessa mesma aprendizagem. O professor da área de exatas deve alimentar uma preocupação em querer compreender como o outro aprende e como ele se relaciona com o objeto de seu estudo, no caso em tela os conceitos relacionados à matemática. Com base nessa situação, bem como pensando no modo que o professor pode inserir-se num processo de formação a fim de construir mecanismos que auxiliem na tarefa de ensinar, tendo em vista a especificidade do estudante da EJA, passei a buscar compreender uma estratégia tecnológica que favorecesse a produção de um ensino significativo, bem como de uma aprendizagem também significativa. Neste sentido, tenho percebido que os alunos representam suas aprendizagens mecanicamente, sem a condição de demonstrarem como os sentidos se configuram de forma positiva, a fim de garantir que a aprendizagem ocupe uma dimensão significativa. Assim o trabalho com mapa conceitual se apresenta como um ato pedagógico que faculta uma ação democrática de se oportunizar novos acessos à produção do conhecimento matemático a partir das experiências cotidianas que cada sujeito possui. Articula-se a ideia do mapa conceitual ser um elemento pedagógico que permite fluir a leitura numa perspectiva, que no texto adotamos como dialógica, ou seja, que nasce da concepção de se entender o leitor como agente do processo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA12_ID5155_07082015202811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉ RICARDO LUCAS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉ RICARDO"
    "autor_email" => "sistlin@uol.com.br"
    "autor_ies" => "FTC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo traz como proposta a construção de mapas conceituais como tecnologia potencializadora de aprendizagem significativa. Explicitam-se as razões de motivação do estudo, seus objetivos e justificativa, além do cotejo teórico fruto das reflexões e leituras que se tem produzido a respeito de se considerar os mapas conceituais em uma dupla dimensão: a de ser uma estratégia didática de que lança mão o professor para promover aprendizagem significativa; e a de se constituir como uma tecnologia de potencialização dessa mesma aprendizagem. O professor da área de exatas deve alimentar uma preocupação em querer compreender como o outro aprende e como ele se relaciona com o objeto de seu estudo, no caso em tela os conceitos relacionados à matemática. Com base nessa situação, bem como pensando no modo que o professor pode inserir-se num processo de formação a fim de construir mecanismos que auxiliem na tarefa de ensinar, tendo em vista a especificidade do estudante da EJA, passei a buscar compreender uma estratégia tecnológica que favorecesse a produção de um ensino significativo, bem como de uma aprendizagem também significativa. Neste sentido, tenho percebido que os alunos representam suas aprendizagens mecanicamente, sem a condição de demonstrarem como os sentidos se configuram de forma positiva, a fim de garantir que a aprendizagem ocupe uma dimensão significativa. Assim o trabalho com mapa conceitual se apresenta como um ato pedagógico que faculta uma ação democrática de se oportunizar novos acessos à produção do conhecimento matemático a partir das experiências cotidianas que cada sujeito possui. Articula-se a ideia do mapa conceitual ser um elemento pedagógico que permite fluir a leitura numa perspectiva, que no texto adotamos como dialógica, ou seja, que nasce da concepção de se entender o leitor como agente do processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.